Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Desporto

Velório de José Manuel Constantino em Lisboa na terça-feira e funeral quarta-feira em Gondomar

12 ago, 2024 - 15:30 • Lusa

José Manuel Constantino, que presidia ao Comité Olímpico de Portugal (COP) desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

A+ / A-

O velório do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, que morreu no domingo, vai decorrer em Lisboa na terça-feira, na sede daquele organismo, com funeral no dia seguinte em Gondomar.

"Informamos que o velório do nosso presidente, José Manuel Constantino, decorre na terça-feira, dia 13, entre as 10h30 e as 23h00, na sede do Comité Olímpico de Portugal, na Travessa da Memória, 36, em Lisboa", pode ler-se num comunicado divulgado pelo COP.

Na quarta-feira, um serviço religioso decorrerá de manhã, saindo "o cortejo fúnebre em direção a Gondomar", no distrito do Porto, com novo funeral, pelas 15:00, na Igreja Matriz de São Cosme, seguindo depois para o cemitério de Gondomar.

"A todos agradecemos as múltiplas mensagens de solidariedade já recebidas neste momento tão doloroso", acrescenta o COP.

José Manuel Constantino, que presidia ao Comité Olímpico de Portugal (COP) desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio2020 e Paris2024, depois da estreia no Rio2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação do Desporto de Portugal.

Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+