Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jogos Paralímpicos

Portugal fecha dia com três vitórias e três derrotas no boccia

29 ago, 2024 - 22:32 • Lusa

Carla Oliveira perdeu, na sessão de tarde, com a alemã Anita Raguwaran, depois de vencer durante a manhã.

A+ / A-

Portugal fechou o primeiro dia completo nos Jogos Paralímpicos de 2024 com três vitórias e três derrotas nas competições individuais de boccia, em Paris, adiando para a jornada de sexta-feira eventuais apuramentos para a fase a eliminar.

Carla Oliveira, que foi a única portuguesa a disputar dois jogos, venceu a brasileira Laissa Teixeira, por 4-2 (2-1, 1-0, 1-0 e 0-1), mas perdeu, na sessão de tarde, com a alemã Anita Raguwaran, por 7-2 (0-2, 1-0, 1-1 e 0-4), adiando para sexta-feira a decisão sobre o apuramento para os quartos de final do torneio de BC4.

Na sexta-feira, a atleta do FC Porto vai jogar o encontro decisivo do Grupo D, no qual as quatro jogadoras somam uma vitória e uma derrota, frente à húngara Alexandra Szabo.

Também na sessão da tarde, Ana Sofia Costa perdeu com a brasileira Evani Calado por 8-2 (3-0, 0-2, 3-0 e 0-2), no Grupo B, do torneio de BC3, no qual os atletas jogam com o auxílio de calhas.

Nos jogos disputados durante a manhã, David Araújo, o mais jovem dos 27 atletas que integram a missão portuguesa, venceu o brasileiro Iuri Silva por 8-0 (1-0, 3-0, 3-0 e 1-0), na primeira ronda do Grupo F do torneio de BC2.

Na competição de BC1, André Ramos bateu o canadiano Lance Cryderman por 7-0 (2-0, 2-0, 1-0 e 2-0), em jogo do Grupo D, e na classe BC3 José Gonçalves foi derrotado no primeiro jogo do Grupo C, por 9-0 (1-0, 3-2, 2-0 e 3-0) pelo tailandês Akkadej Choochuenklin.

O boccia é uma modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos, destinada a atletas com deficiência motora (paralisia cerebral em cadeira de rodas, ou doenças neuromusculares), podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos.

Em 11 participações portuguesas em Jogos Paralímpicos, desde Heidelberg em 1972, o boccia é a segunda modalidade com mais medalhas conquistada, somando 26, apenas atrás do atletismo, que lidera, com 54.

Há três anos, o boccia português viveu em Tóquio 2020 a primeira edição sem subidas ao pódio em Jogos Paralímpicos, desde a sua estreia em 1984.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+