Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ginasta Filipa Martins anuncia final da carreira

01 set, 2024 - 20:51 • Inês Braga Sampaio

Aos 28 anos, Filipa alcançou uma inédita final do "all around" nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Agora, termina a carreira com uma nova meta, revelada em entrevista à Renascença.

A+ / A-

Filipa Martins, a melhor portuguesa de sempre da ginástica artística, anunciou, este domingo, o final da carreira.

Em publicação no Instagram, a ginasta, de 28 anos, escreve que "chegou ao fim uma das mais lindas fases da [sua] vida", 24 anos de "uma linda história desportiva".

"Agora é hora de novas aventuras, e planear um futuro lindo", pode ler-se.

Filipa Martins fez história, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao tornar-se a primeira portuguesa de sempre a apurar-se para a final "all around" da ginástica artística. Terminou a prova na 20.ª posição. Resultado inédito, à terceira Olimpíada, para Martins, que fora 37.ª classificada no Rio 2016 e 43.ª em Tóquio 2020.

Em entrevista à Renascença, antes de Paris 2024, a ginasta assumira que, já com "cinco cirurgias nos tornozelos", o sonho era chegar, por fim, à final do concurso geral: "É tão difícil que para nós já é medalha de ouro."

Filipa também já tinha feito história nos Mundiais, em 2021, ao terminar a final "all around" no sétimo lugar e ter ficado em oitavo na de paralelas assimétricas. Além disso, nos Europeus do mesmo ano, conseguiu que um movimento por si criado, o "Martins", fosse incluído no Código de Pontuação.

Foi ainda oitava classificada no "all around" dos Europeus de 2017 e, nos de 2024, bateu a própria prestação máxima (oitavo lugar em 2021) para completar a final de barras assimétricas na quinta posição.

Resultados sem paralelo na história da ginástica artística nacional.

Na mesma entrevista a Bola Branca, Filipa Martins revelou, também, os planos para o final da carreira.

"Quero ser treinadora. Vou tentar passar um bocadinho desse exemplo às minhas atletas. Sei que em alguns momentos da minha adolescência também não tive os melhores exemplos e, se calhar, não fui o melhor exemplo [risos], mas é assim que se cresce e que se aprende, também", disse.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+