02 dez, 2022 - 14:57 • Pedro Valente Lima
Portugal garantiu esta sexta-feira o primeiro lugar do Grupo H, apesar da derrota frente à Coreia do Sul (1-2). Ainda assim, o auditório da Renascença fez a festa pela passagem à fase seguinte do Campeonato do Mundo.
A seleção entrou com uma equipa bastante renovada e foi até um estreante em Mundiais a marcar o primeiro golo. Ricardo Horta respondia a um cruzamento de Dalot para fazer o 1-0, logo aos cinco minutos de jogo.
No entanto, dois remates certeiros dos sul-coreanos, aos 27 minutos, por Young-gwon Kim, e aos 91, por Hee-chan Hwang, ditaram a reviravolta no marcador e a qualificação da seleção asiática aos oitavos de final.
Nesta terceira e última edição da emissão especial na fase de grupos, o elenco de comentadores contou com Leonel Pontes, Silas, Rui Miguel Tovar, Vasco Seabra, João Ferreira e Paulo Pereira. Da Renascença, a equipa foi composta por Carlos Dias, Rui Viegas, Silvio Vieira, Daniel Leitão e Filipa Galrão.
Sentiu-se a euforia e entusiasmo desde início, mas a plateia mostrou-se sobretudo tranquila, especialmente depois da passagem da seleção das quinas no primeiro posto do grupo H.
Sílvia e Henrique, mãe e filho, marcaram lugar na primeira fila da bancada. O jovem adepto "esperava que Palhinha fosse titular", mas a formação alinhada por Fernando Santos "estava ótima".
A mãe já havia tentado assistir ao jogo no auditório da Renascença com o seu pequeno "aficionado", mas o horário de trabalho não deixava: até agora.
Portugal aguarda agora pelo desfecho do grupo G para saber se defronta Brasil, Suíça, Sérvia ou Camarões. Tudo dependerá de quem ficar no segundo lugar.
Já no grupo da seleção nacional, apesar da vitória por 2-0 sobre o Gana, o Uruguai acabou mesmo por cair eliminado.