29 mai, 2020 - 08:32 • Redação
Sérgio Conceição considera que "há alguma politiquice" no processo de retoma da Primeira Liga. O treinador do FC Porto, convidado para um direto no Instagram pelo humorista Pedro Neves, reserva desenvolvimento da ideia para outra altura, mas alerta que o futebol, apesar de ter de ser um exemplo, não pode ser tratado como um mundo à parte.
Sérgio Conceição defende respeito pela recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), "para tudo o que são os compromissos que as pessoas têm de assumir, as regras, mas não podemos fazer do futebol algo de extraterrestre".
"Toda a gente deve estar precavida, com todas as regras de higienização, não podemos é exagerar. Com o tempo vai-se sabendo de alguns exageros que se estão a cometer nesta retoma do campeonato. Sou a favor da retoma, de se jogar a final da Taça, mas com algum equilíbrio naquilo que são as nossas vidas. O futebol está um pouco em desequilíbrio com algumas normas", acrescenta.
O treinador reforça que "o futebol tem de ser um exemplo para todos", mas ressalva que "não podemos dissociar o desporto do resto das pessoas".
Entrevista a Filipe Froes
O pneumologista e consultor da Liga de Clubes sali(...)
Depois da publicação do parecer técnico da DGS para a retoma do futebol, houve várias manifestações de discordância com algumas das regras, nomeadamente, no que diz respeito ao Código de Conduta que devia ser assinado pelos atletas. Algumas das medidas mais restritivas foram contestadas por alguns jogadores.
A nível dos testes de despiste da Covid-19 a realizar houve, entretanto, um acerto. Inicialmente, estavam previstos dois testes antes dos jogos. O que efetivamente vai acontecer é um teste 24 horas de cada jogo e um outro, suplementar, sempre que o intervalo entre os jogos for superior a cinco dias.
A retoma da Primeira Liga acontece a 3 de junho. O FC Porto, que lidera a classificação com um ponto de vantagem sobre o Benfica, à entrada para a 25.ª jornada, defronta o Famalicão.