12 jan, 2021 - 12:55 • Luís Aresta com redação
Henrique Sereno, antigo central do FC Porto, aprova a gestão que Sérgio Conceição está a fazer do grupo de defesas-centrais que tem no plantel, à luz do rendimento, da condição física, da relevância e da densidade dos jogos.
Em entrevista à Renascença, Sereno reconhece que "não é normal" Mbemba ficar fora de uma convocatória, até porque é o atleta mais utilizado esta época, "mas o treinador é sabe o que os jogadores estão a passar em cada momento".
O internacional congolês não viajou para a Madeira e frente ao Nacional, nos oitavos de fina da Taça de Portugal, o centro da defesa deverá ser preenchido pela dupla Diogo Leite/Pepe. A ausência de Mbemba, admite Sereno, estará relacionado com o clássico com o Benfica, marcado para sexta-feira.
"O Sérgio Conceição acha que ele [Mbemba] tem de descansar para o clássico. Para o Porto tudo tem dado certo. Cada atleta que entra tem ajudado a equipa", observa, num primeiro olhar ao desempenho de Diogo Leite, que tem sido titular com regularidade, face à ausência de Pepe, em algumas partidas, devido a problemas físicos.
Taça de Portugal
Treinador do FC Porto reforça a ambição de chegar (...)
"[Diogo Leite] Não tem comprometido, o que é o mais importante para um defesa. O Porto faz muito bem em dar oportunidades a este jogador", considera. Já em relação a Pepe, Sereno destaca que "é um caso único".
"Ele não precisa de nada. Foi operado e três dias depois estava a jogar e foi o melhor em campo [na Supertaça]. Para mim é um dos melhores centrais de sempre", remata.
Porto em vantagem para o clássico
Depois de defrontar o Nacional, esta terça-feira, o FC Porto recebe o Benfica, em jogo da jornada 14 da I Liga já na sexta-feira. O calendário está mais apertado, devido à "final four" da Taça da Liga que se realiza na próxima semana, em Leiria.
Em relação ao clássico, Sereno considera que "o Porto parte em vantagem". "Está melhor do que o Benfica. Vejo o Benfica com muitas dificuldades para ganhar jogos. Jorge Jesus ainda não conseguiu por a equipa a jogar à sua maneira. O Porto parte em vantagem, mas num clássico, normalmente, a equipa favorita perde", ressalva.
Antes do clássico, o Porto joga, esta noite, com o Nacional, a partir das 21h15, para os oitavos de final da Taça de Portugal. António Nobre é o árbitro de um jogo com transmissão em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
Taça de Portugal
Nacional recebe o FC Porto na terça-feira, para os(...)