24 fev, 2021 - 12:45 • José Barata com Redação
Aloísio considera que o FC Porto está num bom momento e que nesta altura tem condições para impor a primeira derrota ao Sporting no campeonato.
O antigo defesa portista entende que a vitória sobre a Juventus para a Liga dos Campeões (2-1) poderá servir de inspiração para os dragões alcançarem um triunfo no clássico de sábado e se manterem na corrida pelo título.
"Acredito que o Porto tem condições para vencer o Sporting e no futebol tem de se pensar assim. Sabendo das capacidades dos seus jogadores, Sérgio Conceição vai apresentar uma equipa competitiva, que tem ainda a motivação de ter vencido a Juventus na Liga dos Campeões. E é importante para o FC Porto vencer para poder manter a esperança na conquista do campeonato", afirma Aloísio.
O Porto está a 10 pontos do Sporting, no segundo posto do campeonato, e em caso de vitória no jogo da 21.ª jornada fica a sete pontos. Uma diferença ainda significativa que Aloísio justifica com uma diferença de coesão entre leões e dragões.
O elevado número de jogos disputados pelo FC Porto, em comparação com o Sporting, é também um fator que, na opinião do antigo defesa, contribuiu para o crescimento do fosso entre os dois clubes na tabela classificativa.
"Jogar três ou quatro competições não é fácil e jogar na Liga dos Campeões é um desgaste muito grande. É necessário ter um plantel com muitos jogadores de qualidade, que permita ao treinador fazer a troca de alguns atletas sem perder a qualidade da equipa. O Porto em alguns momentos perdeu a coesão pelos jogos da Champions e não foi tão poderoso e dominante em algumas partidas como deveria. Perdeu alguns pontos no campeonato em jogos que poderia ter ganho, ao contrário do Sporting que manteve a coesão e a regularidade", considera, em entrevista a Bola Branca.
O antigo extremo brasileiro, que ajudou o Sporting(...)
Acreditando que o FC Porto poderá manter-se na corrida pelo título, Aloísio elege o Sporting como principal candidato. O antigo central destaca que a equipa de Rúben Amorim, treinador a quem reconhece muita qualidade, "joga um futebol muito objetivo, com uma dinâmica muito bom e com qualidade em todos os setores".
"Acho que é um Sporting que as pessoas já não viam há muito tempo. Não é uma equipa perfeita, mas é muito homogénea e está no caminho para o título", admite.
Em destaque nos últimos três jogos do Porto esteve o filho de Sérgio Conceição, Francisco Conceição. O jovem avançado estreou-se com alguns minutos pela equipa principal frente ao Boavista, fez o primeiro jogo na Liga dos Campeões com a Juventus e foi decisivo no lance do penálti que permitiu ao Porto sair vivo dos Barreiros, frente ao Marítimo, para o campeonato.
Aloísio sublinha a importância de o FC Porto valorizar os jovens formados no Olival e elogia a qualidade evidenciada por Francisco Conceição.
"O Francisco Conceição tem uma boa base. Tem o apoio dos seus colegas mais velhos e isso é importante para um miúdo que está na equipa principal e que está a aprender uma coisa nova na carreira. Tendo o pai como treinador e principal referência, com certeza lhe dá mais confiança, mas também mais responsabilidade. Mas é um miúdo com grandes qualidades e não é pelo pai que está na equipa A do Porto, mas sim pela qualidade. É importante o FC Porto ter jogadores da sua formação na equipa principal, que mesmo sendo novos têm um grande potencial pela frente", entende.
Manuel Tulipa, ex-treinador do jovem avançado de 1(...)
Aloísio foi protagonista em clássicos pelo Porto ao longo de 11 temporadas consecutivas, entre 1990 e 2001. Nesse período em que se sagrou sete vezes campeão nacional viu o Sporting celebrar a conquista do título na época de 99/2000.
O FC Porto-Sporting da 21.ª jornada do campeonato está agendado para as 20h30 de sábado e tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.