05 jan, 2022 - 16:41 • Sílvio Vieira
Com a derrota no Estádio do Dragão (3-1), o Benfica ficou no 3.º lugar da I Liga, a sete pontos de Porto e Sporting, com praticamente uma volta por cumprir do campeonato. Uma distância que leva José Fernando Rio a concluir que o título será disputado a dois e os encarnados irão concentrar-se na possibilidade de chegarem ao segundo lugar.
"O Benfica pode fazer uma grande segunda volta, mas não acredito que Porto e Sporting possam descambar tanto. O título vai ser disputado entre Porto e Sporting. O Benfica estará de olho no segundo lugar, que dá acesso direto à Liga dos Campeões. Objetivo do Benfica será estar atento a alguma escorregadela de Porto e Sporting que lhes permita voltar a pressionar e chegar ao segundo lugar", afirma o candidato derrotado por Pinto da Costa nas últimas eleições do FC Porto, em entrevista à Renascença.
Rio recorda que há exemplos dados por Porto e Benfica de que é possível recuperar de uma desvantagem de sete pontos, mas ressalva que o contexto atual é diferente, porque "o Benfica teria de ultrapassar duas equipas para chegar ao primeiro lugar".
João Pedro Sousa
O treinador João Pedro Sousa não exclui o Benfica (...)
Candidatura à Liga Europa só depois da eliminatória com a Lazio
O FC Porto está na luta pelo título, mas tem ainda em competição na Taça de Portugal e na Liga Europa. Questionado sobre se tem algum "felling" sobre a possibilidade de o clube voltar às conquistas internacionais, José Fernando Rio faz depender a sua opinião do resultado da eliminatória com a Lazio, que o Porto terá de ultrapassar para chegar aos oitavos de final da Liga Europa.
Se o Porto ultrapassar os italianos, aí "será um forte candidato". "O futuro do Porto na Liga Europa vai depender muito desta eliminatória com a Lazio. O Porto quando cai para a Liga Europa não tem grandes prestações, há uma certa desmotivação por esta 'despromoção'. Se o Porto tivesse iniciado a época na Liga Europa seria um candidato. Neste momento, está dependente da eliminatória com a Lazio. Se passar, é um forte candidato", defende.
Apesar de estar vendedor, Porto terá de contratar (...)
Sérgio merece estátua e muito mais
No final do ano, o museu do FC Porto passou a contar com uma estátua do treinador Sérgio Conceição, inaugurada por Pinto da Costa. Uma homenagem que o candidato às últimas eleições considera totalmente ajustado.
"O Sérgio Conceição merece o reconhecimento de todos os portistas. O Porto estava num declínio desportivo difícil de reverter e o Sérgio, numa temporada sem aquisições, conseguiu travar a hegemonia que o Benfica já anunciava e foi campeão. Todas as homenagens são mais do que justas", sustenta.
José Fernando Rio é um admirador de Conceição e considera que se trata da grande "mais-valia do Porto neste momento". "O Sérgio é o meu treinador para vários anos. Depende mais da vontade do Sérgio Conceição em ficar do que a vontade do Porto em querer que ele permaneça entre nós", assinala.
"Com Sérgio Conceição temos a garantia de que o Porto vai lutar pela vitória em todos os jogos e por todos os títulos. O Porto de Sérgio Conceição não desiste de nada, quer ganhar tudo, quer ganhar o maior número de títulos e isso não estava acontecer antes da sua chegada", conclui.
O treinador cumpre a quinta temporada no clube. Venceu dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. No último verão houve dúvidas sobre a sua continuidade no Dragão, mas Sérgio acabou por renovar até 2024.