16 mai, 2022 - 18:15 • Pedro Castro Alves
Quim Machado, treinador do Tondela em 2014/15, quando a equipa da Beira Alta subiu à I Liga, acredita que “tudo é possível” na final da Taça de Portugal, marcada para domingo, no Estádio Nacional, mas a força e confiança do FC Porto contrastam com a depressão de um Tondela que acaba de descer à II Liga.
“É uma final muito difícil para o Tondela, porque vai apanhar um Porto campeão, com muita confiança e que só perdeu um jogo para o campeonato”, diz, em Bola Branca.
A final da Taça coloca frente a frente o Porto campeão nacional, à procura da dobradinha, e o Tondela que no passado sábado desceu à II Liga com o empate em casa, frente ao Boavista.
Quim Machado pega no exemplo que viveu, enquanto jogador, do Campomaiorense quando perdeu a final frente ao Beira-Mar, para sublinhar que não há vencedores antecipados e no futebol não há impossíveis.
“Eu tive uma experiência numa final da Taça de Portugal, quando jogava no Campomaiorense, em que jogámos com o Beira-Mar, que já tinha descido de divisão, e acabámos por perder. No futebol tudo é possível, é uma final, mas é muito difícil”, sublinha, em entrevista à Renascença.
Quim Machado foi o treinador da subida do Tondela em 2015 e fica “triste” ao ver “um clube do interior e simpático” de regresso à II Liga de futebol.
Golo do Boavista aos 86 minutos ditou a despromoçã(...)
“É uma pena, porque o Tondela é um clube organizado, que demonstrava competência. É verdade que nos últimos anos só tem garantido a manutenção nas últimas jornadas, mas demonstrava alguma presença na I Liga”, explica.
Quim Machado antevê um estado anímico em baixa no Tondela, com a descida de divisão, para além de, do outro lado, estar um “adversário de peso que não vai facilitar”.
“Após a descida, aqueles dois ou três dias, são terríveis e os jogadores sentem. Até se libertarem da ideia da descida demora alguns dias. Têm de ver esta final como a oportunidade da vida deles para fazer história”, avisa.
Sobre o FC Porto, Quim Machado considera que “é um vencedor justo”, até porque teve “períodos em que apresentou um futebol fantástico” e dá mérito ao treinador pelo trabalho que tem feito ao leme dos dragões.
“Sérgio Conceição é um grande treinador e conseguiu fazer um trabalho fantástico ao longo destes cinco anos e este ano ainda mais, com os miúdos que lança e a jogar um bom futebol”, elogia.
A final da Taça de Portugal, entre FC Porto e Tondela, está marcada para domingo, às 17h15, no Estádio Nacional e terá relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.