18 jul, 2022 - 18:15 • Pedro Castro Alves
Edmilson Pimenta, antigo extremo do FC Porto, tem acompanhado a carreira de Gabriel Veron e não tem dúvidas: o jogador do Palmeiras pode dar muitas alegrias aos dragões.
O extremo, de 19 anos, é o eleito por Sérgio Conceição para ocupar as vagas de Fábio Vieira e Francisco Conceição. Veron tem sido “lançado aos poucos” no Palmeiras e, de acordo com é Edmilson, em entrevista a Bola Branca, “é uma promessa e tem de ser gerido”.
“Vi-o num jogo da Taça e ele entrou muito bem, é um jogador de caraterísticas europeias, muito rápido, finaliza bem e cruza muito bem. Daqui a uns anos vai ser de seleção brasileira. O FC Porto tem os seus olheiros e já deve saber destas caraterísticas todas. Para mim, é um jogador que vai dar muitos frutos ao Porto”, sublinha.
Edmilson jogou com Sérgio Conceição do FC Porto em 1996/97. O brasileiro afirma que Gabriel Veron “tem de se adaptar ao futebol português”, até porque “tem algumas deficiências defensivas” por “ainda ser um jovem”, mas o treinador do Porto é o homem ideal para limar o jovem prodígio do Verdão.
“Ninguém melhor que Sérgio Conceição para o ensinar, até por ser um jogador da ala direita como ele foi. Tem características para ser um jogador completo e perfeito para jogar na Europa”, explica à Renascença.
Gabriel Veron, de 19 anos, é titular nas opções de(...)
No Plameiras, Veron é treinado pelo português Abel Ferreira. Edmilson acredita que esta ligação por ser um “trunfo” para o extremo brasileiro, porque os problemas defensivos, muitas vezes ignorados por treinadores brasileiros, já estão a ser trabalhados pelo técnico luso:
“O Abel é um excelente técnico e já deve estar a trabalhar os problemas defensivos do Veron. Isso já é uma mais-valia para ele quando chegar a Portugal, porque já sabe o que vai encontrar.”
Edmilson representou o FC Porto entre 1995 e 1997, tendo passado também por Sporting, PSG, Nacional, Salgueiros e Portimonense. O antigo extremo esteve ainda uma temporada ao serviço do Palmeiras.