19 dez, 2022 - 23:24 • Redaçao
Sérgio Conceição, Otávio e Diogo Costa foram os grandes vencedores da gala dos Dragões de Ouro, que distinguem os atletas, treinadores e dirigentes que, anualmente, mais se destacam pelo FC Porto.
Sérgio Conceição venceu o prémio de Treinador do Ano, o quarto Dragão de Ouro da carreira. No discurso habitual, lembrou dois dias especiais:
"O primeiro foi dia 27 de maio de 1998 e, 19 anos depois, tive o prazer de apertar a mão ao melhor dirigente do mundo [Pinto da Costa] para consumar a minha chegada a treinador do FC Porto."
"Represento muita gente aqui, na primeira vez que fui ao Olival, em 2017, o senhor presidente disse-me que existiam quatro pilares inegociáveis no FC Porto: rigor, competência, ambição e paixão. Olhando para isso, estando todos os dias com os jogadores, dá-me um prazer, orgulho e alegria enorme levantar-me para ir trabalhar", acrescentou.
Sérgio Conceição dedicou o prémio à família e lembrou Fernando Gomes, que morreu no dia 26 de novembro.
"Não estando entre nós [os pais do treinador], estarão com certeza muito orgulhosos. Receberam mais duas pessoas muito importantes para o clube e estarão todos lá em cima a olhar por nós, para que o FC Porto seja cada vez maior, cada vez melhor, cada vez mais forte e ganhador. Vamos continuar assim sempre, porque merecemos, somos trabalhadores, honestos, sérios, dedicados e competentes também", destacou.
Diogo Costa foi eleito Atleta do Ano e mostrou-se "muito grato e feliz". Agradeceu a Pinto da Costa e a Sérgio Conceição "por toda a confiança".
Otávio, que recebeu o prémio de Futebolista do Ano, revelou que já queria o galardão desde 2014, quando chegou ao FC Porto: "Estou muito feliz."
"Quero ainda agradecer aos meus colegas que fizeram vencer o prémio mais fácil e mereciam uma parte", declarou o internacional português.
Gonçalo Borges foi distinguido com o Dragão de Ouro de Atleta Revelação e agradeceu ao presidente do FC Porto e à equipa técnica, assim como ao pai, que o ajudou a lutar por ser futebolista profissional.
"Quero ser um homem em quem vocês se orgulham. Entrei nesta casa com sonhos, medos e ambições, hoje estou aqui com muitas ambições de troféus para conquistar pelo FC Porto", frisou o avançado.
Atleta Amador do Ano: Daniel Sánchez (Bilhar)
Atleta Amadora do Ano: Angélica André (Natação)
Atleta de Alta Competição do Ano: Gonçalo Alves (Hóquei em Patins)
Atleta Jovem: Gonçalo Ribeiro (Futebol, FC Porto B)
Recordação do Ano: Maria Amélia Canossa