18 jan, 2023 - 18:17 • Pedro Castro Alves
Clayton Cruz, antigo avançado de FC Porto e Vitória de Guimarães, antevê muitas dificuldades para os portistas na última jornada da primeira volta do campeonato.
O Estádio D. Afonso Henriques é um campo tradicionalmente difícil para os dragões e com um ambiente hostil para os adversários que Clayton conhece bem. O brasileiro um grande espetáculo no clássico deste sábado.
“É um jogo em que a história fala por ele, vai ser sempre um jogo difícil, apesar de o Vitória esta num momento complicado. O FC Porto vem em boa forma e acredito que vai em busca dos três pontos. Vai ser um jogo bom de se ver e o Porto vai ter muitas dificuldades”, diz, em Bola Branca.
O momento do Vitória não é o melhor. Nos últimos sete jogos, a equipa de Moreno Teixeira somou quatro empates e três derrotas, a mais recente em Barcelos, na última jornada. Na opinião de Clayton este será mais um motivo para os conquistadores irem com tudo para a batalha pelos pontos frente ao FC Porto.
“É um jogo bom para recuperar. Nos jogos grandes os jogadores motivam-se mais. Vêm desta sequência de jogos sem vencer e este é um momento bom para a viragem. Acredito que esse é um motivo para este ser um jogo interessantíssimo”, explica.
O FC Porto vem de vitória por 4-1 sobre o Famalicão. Ainda assim, esta temporada, a equipa de Sérgio Conceição já cometeu deslizes após goleadas. Clayton acredita que os jogadores não irão facilitar, até porque já falta pouco para o campeonato entrar na contagem decrescente.
“Já não há margem para erro do FC Porto. Acredito que, na cabeça dos jogadores, já não há esse tipo de pensamentos, têm de se livrar disso, porque é um momento crucial. Estes são pontos importantíssimos, pelos próprios pontos e pela questão moralizadora para a equipa”, afirma Clayton, em entrevista à Renascença.
Pepe: tão bom que assusta
O FC Porto apresentou uma proposta de renovação a Pepe, capitão de equipa, por mais duas temporadas, até 2025. Clayton olha com agrado para a possibilidade de continuar a ver o internacional português, que completa 40 anos em fevereiro, nos dragões.
“O Pepe vai ficar para a história. É assustador o nível a que se apresenta com esta idade. Tem se tirar o chapéu, porque tem provado ser um grande profissional e uma pessoa que luta contra a idade. Enquanto ele estiver na forma a que sempre se mostrou, têm de renovar com ele”, elogia.
Clayton Cruz representou o FC Porto entre 1999 e 2003. Depois de passagens por Sporting e Penafiel, representou o Vitória de Guimarães em 2005/06.
O Vitória SC-FC Porto, da jornada 17, joga-se este sábado, às 20H30, no Estádio D. Afonso Henriques. O encontro tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.