15 mar, 2023 - 12:46 • João Fonseca
José Fernando Rio, candidato derrotado nas últimas eleições à presidência do FC Porto, considera que é Sérgio Conceição que "tem segurado Pinto da Costa" na presidência do clube e não o contrário.
O FC Porto foi eliminado da Liga dos Campeões e, no final, Sérgio Conceição desabafou na sala de imprensa, lembrando que as cinco épocas e meia como treinador dos dragões têm sido "muito difíceis". E é nesse sentido que, em entrevista a Bola Branca, José Fernando Rio lembra as dificuldades vividas com o Fair-Play financeiro e o recrutamento para a equipa reduzido à formação e a jogadores que vêm despontando em clubes do meio da tabela, em Portugal.
"É mais o Sérgio Conceição que tem segurado Pinto da Costa", atira o ex-candidato, entre um sorriso irónico, antes de acrescentar:
"As boas notícias que o clube tem tido vêm da sua equipa de futebol profissional e não daquilo que depende da gestão da SAD. Os adeptos do Porto percebem que o Sérgio Conceição é mais influente nas conquistas dos últimos cinco anos e meio do que toda a administração da SAD."
"Falam do Otávio, do Taremi que se atira para o ch(...)
Aliás, as críticas são recorrentes, acima de tudo, porque José Fernando Rio considera que existe "um grande desequilíbrio na SAD", onde os administradores "olham mais para o seu umbigo" que para as necessidades da equipa de futebol. O ex-candidato afirma, ainda, que, para os dirigentes, "a equipa não é o principal objetivo".
"Vemos que esta administração nem está preocupada em ter boas contas, nem está preocupada em reforçar a competitividade da equipa de futebol", critica José Fernando Rio, nesta entrevista à Renascença.
A insatisfação muitas vezes manifestada por Sérgio Conceição não tem sido suficiente para deixar o Dragão e até José Fernando Rio lembra que o treinador já teve "tantas oportunidades", que se mantém porque "ama o clube, a cidade" e ainda a âncora que é a sua família.
No entanto, admite que, um dia, o desfazer desta ligação possa concretizar-se quando "surgir uma oportunidade fantástica". Para já, continua ligado a uma vivência a que "poucos se sujeitariam".
No imediato, e com o afastamento das competições europeias, segue-se no calendário uma complicada deslocação a «o terreno do Sporting de Braga, com os portistas ainda apostados em revalidar o título nacional.
O antigo candidato à presidência azul e branca não acredita que a eliminação da Champions tenha repercussões no plantel.
"A equipa provou que é equipa e, querendo, consegue jogar mais e melhor. Acho que vai mais confiante a Braga do que se não houvesse este jogo a meio da semana. Agora, tem de se concentrar na conquista da Taça de Portugal e em tentar lutar pelo título, mas no mínimo segurar o segundo lugar", finaliza José Fernando Rio, em declarações a Bola Branca.
O FC Porto visita o Braga, para a I Liga, no domingo, às 18h00. Relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.