21 abr, 2023 - 13:13
Sérgio Conceição acredita que haverá mais renovações no FC Porto esta época, embora não dê certezas. A única garantia do treinador é que a duração dos contratos continuará a não pesar na escolha da equipa.
Há cinco jogadores em final de contrato com o Porto: Uribe, Manafá, Marcano e Fernando Andrade. Em conferência de imprensa, esta sexta-feira, Sérgio Conceição salienta que "a duração do contrato não é critério para que o jogador jogue ou não jogue" e lembra os casos de Brahimi, Herrera, Mbemba ou, antes do regresso, o próprio Marcano.
"Houve jogadores que saíram em final de contrato e foram titulares até ao último jogo. Também já vi jogadores a renovarem num mês e no outro mês a serem vendidos. É sempre bom que os jogadores tenham essa estabilidade, no sentido de perceberem que o clube reconhece o trabalho ou que serão importantes no futuro. Dentro disso, acho importante e o clube está atento a tudo isso", assume o técnico portista.
FC Porto
Treinador do FC Porto revela que não queria fazer (...)
Sérgio salienta que Toni Martínez, o último a renovar contrato, fê-lo porque "está a fazer o seu percurso e está a fazê-lo bem".
"Outros renovam porque são miúdos que achamos que têm potencial para se afirmarem, nos próximos anos, na equipa principal", assinala.
De qualquer forma, Sérgio Conceição confia que "as coisas estão a ser feitas e bem feitas", com todas as partes, incluindo empresários: "Se vai haver mais renovações não sei, mas presumo que sim."
Toni Martínez e os jogadores em final de contrato são todos opções à disposição Sérgio Conceição para o Paços de Ferreira.
Apenas João Mário continua de fora, para "um jogo difícil, como, historicamente, é jogar na Mata Real". O treinador do Porto realça a importância da partida para as duas equipas: os dragões perseguem o líder Benfica e os pacenses tentam garantir a manutenção.
"Cabe-nos conseguir conquistar os três pontos, para continuarmos na luta até ao final do campeonato. À medida que se vai caminhando para o final, ganha mais importância e peso ainda", assume o técnico.
O Porto joga um dia antes do Benfica, algo que não gera "nem mais, nem menos pressão", já que, para continuar na luta pelo título, os dragões têm é de vencer. O resto é com o rival, que recebe o Estoril no domingo.
Sérgio Conceição dedica, ainda, umas palavras a Stephen Eustáquio, que perdeu a mãe há menos de uma semana. Um momento "complicado", assume o treinador, que elogia a maturidade do médio, de 26 anos.
"O Eustáquio está bem, dentro do possível. É um rapaz com uma maturidade acima da média. Tem um caráter forte e tem um grupo, e a família também, a ajudá-lo. Vejam o nível de maturidade que ele tem, e desvendando um bocadinho a nossa conversa no balneário, que há sempre aquela tendência 'coitado do Eustáquio'. Ele não quer nada disso. Ele quer ser tratado de forma exatamente igual aos outros", revela.
Portanto, Sérgio Conceição garante que Eustáquio "está bem para ir a jogo", embora não garanta que seja titular ou, sequer, convocado.
O Paços de Ferreira-FC Porto, da jornada 29 do campeonato, está marcado para sábado, às 20h30, no Estádio da Mata Real, e tem relato em direto e acompanhamento ao minuto na Renascença, em rr.sapo.pt.