Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

FC Porto

Sérgio reage a processo. "Admira-me Rui Costa, meu ex-colega, levantar isto"

21 abr, 2023 - 12:29 • Inês Braga Sampaio

Treinador do FC Porto revela que não queria fazer a antevisão do jogo com o Paços de Ferreira, na sequência do processo que lhe foi imposto por queixa do presidente do Benfica.

A+ / A-

Sérgio Conceição mostra-se indignado com o novo processo disciplinar que lhe foi imposto e revela que o que mais o admira é que tenha sido Rui Costa, seu ex-colega e "um homem do futebol", a levantar o caso.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou processos disciplinares ao treinador do FC Porto, assim como a Vítor Baía, administrador da SAD, e à própria sociedade desportiva portista, por pressão à arbitragem, após participação do presidente do Benfica.

Em conferência de imprensa, esta sexta-feira, Sérgio diz que "leva processo por tudo e por nada" e critica o facto de Rui Costa, antigo jogador e seu antigo companheiro de seleção, ter desencadeado o caso.

"O que me admira mais é isto ser levantado por um homem do futebol. Que é meu ex-colega. Que está habituado a ganhar dentro do campo e não com estes casinhos. Isto é o que mais me admira. Ser o Rui Costa a levantar isto. Muito sinceramente. Eu tinha de dizer isto, porque estava aqui entalado. Agora já cá veio para fora", declara o técnico.

"Abram-me o processo dois mil"


O processo a Sérgio foi instaurado por afirmar que "se o critério for o mesmo num determinado erro, tudo bem, podem errar" e que "não pode haver dois pesos e duas medidas". O treinador garante que subscreve as próprias palavras da última conferência de imprensa, a que gerou o castigo, em que também disse que, na reta final do campeonato, "todos os intervenientes no jogo têm de dar o seu melhor". E insiste:

"A minha esperança é que [o campeonato] seja resolvido dentro das quatro linhas. Erros toda a gente vai cometer. Mas que o que seja decisivo no final do campeonato seja o que se passe dentro das quatro linhas, entre duas equipas de futebol. Isso para mim é o mais importante. E não estou a falar da terceira equipa, a de arbitragem, porque senão levo mais um processo. Sublinho na íntegra [o que disse anteriormente]. Volto a dizer. Abram um segundo processo. O segundo, não. O segundo mil."

O treinador do FC Porto também manda uma farpa a Rui Costa a propósito das palavras do treinador do Benfica, após a eliminação da Liga dos Campeões frente ao Inter de Milão. Roger Schmidt culpou a arbitragem: "Por mim, podem acabar com o VAR no futebol."

"Não sei se o presidente do Benfica vai abrir um processo pelas declarações do Sr. Schmidt em relação ao VAR, que foi bem mais agressivo do que eu", atira Sérgio Conceição.

Sérgio não queria ir à conferência


Sérgio Conceição revela que esteve para não comparecer na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Paços de Ferreira. Só apareceu "por respeito", porque os jornalistas já estavam convocados.

"Pessoalmente, não faria a conferência. E não era para fugir de nenhuma questão. É porque o meu silêncio se calhar também iria provocar mais ruído do que fazendo a conferência", explica, antes de acrescentar:

"O não estar na conferência, o ficar em silêncio, é um bocadinho por protesto por algumas coisas que se passam, que só mesmo em Portugal."

O treinador do Porto admite que não agrada a muita gente e talvez por isso se sinta particularmente visado nas questões disciplinares.

"Dá-se a importância que se dá dependendo um bocadinho de quem é. Acredito que o FC Porto seja visado, e também há algumas pessoas que não gostam de mim, isso faz parte. Não se pode agradar a toda a gente e eu com certeza não agrado a muita gente", assume.

Apesar de não querer, Sérgio Conceição fez mesmo a antevisão do Paços de Ferreira-FC Porto, da jornada 29 do campeonato. Jogo marcado para sábado, às 20h30, no Estádio da Mata Real, e com relato em direto e acompanhamento ao minuto na Renascença, em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    21 abr, 2023 Paços 13:13
    O treinador do Porto está mesmo a preparar caminho para a presidência do Porto!
  • EU
    21 abr, 2023 PORTUGAL 13:04
    Sérgio Conceição diz, que há pessoas que não gostam dele. Eu sou uma dessas pessoas, pois já disse aqui várias vezes. Não gosto porque não segue os meus conselhos. Isto é: qualquer interveniente num jogo de futebol tem de TER a capacidade de se controlar perante as decisões das equipas de arbitragem. O TEMPO da equipa de arbitragem só termina quando abandona o recinto de jogo e como tal as conferências de imprensa são apêndices desse TEMPO. Mas num PAÍS, onde temos assistido a DENÚNCIAS contra elementos da Igreja, da Cultura, do Ensino, porque RAZÃO os " homenzinhos " do futebol não podem ser censurados ou chamados à atenção pelos ERROS que cometem. Quem pede para que não se COMETAM ERROS, não pode ser AMORDAÇADO ou ENJAULADO. Vejamos, é ou não VERDADE que de quando em quando as Forças Políciais PEDEM ou aconselham os automobilistas a não cometerem infracções na CONDUÇÃO? Já algum ELEMENTO dessas Forças Policiais sofreu alguma sanção disciplinar? Não sofreu e nem pode sofrer. Então Senhores do FUTEBOL deixem de uma vez por todas de se ACHAREM os INTOCÁVEIS, pois NÃO O SÃO, podem ter a CERTEZA. Aqui há uns ANOS um Árbitro da primeira divisão, ao ALMOÇO disse " vai ser hoje que vou F D R o Clube X, clube visitado. Houve invasão de campo e o clube visitado foi castigado com ONZE jogos de castigo. Vejam os ARQUIVOS. Não se considerem INTOCÁVEIS, pois de MORALISTAS está este mundo cheio. Além disso vivemos em DEMOCRACIA e em nenhum caso a HONRA DELES foi beliscada.

Destaques V+