Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pinto da Costa “marcou território” ao admitir candidatura

02 mai, 2023 - 12:45 • Pedro Castro Alves

José Fernando Rio, candidato a presidente do FC Porto em 2020, considera "timing" das declarações do líder azul e branco “bastante adequado”, mas defende que "é altura para uma mudança".

A+ / A-

José Fernando Rio, candidato à presidência do FC Porto, contra Pinto da Costa, em 2020, vê nas palavras do presidente portista um “marcar de terreno”, numa fase em que aparecem várias intensões de candidaturas às eleições de 2024.

Pinto da Costa admitiu, em entrevista ao canal sul-africano SuperSport, poder ser candidato ao próximo sufrágio azul e branco e, a um ano das eleições, Rio considera que esta declaração surge “num timing bastante adequado”.

“Estando o terreno marcado, quero ver quem é que fala em candidaturas ou não. Porque uma coisa é candidatar-se contra o atual presidente, que é um monstro do futebol e o mais titulado e experiente do mundo, outra coisa é uma disputa entre novos candidatos, que não acontece há muito tempo e não sabemos como será”, diz, em Bola Branca.

As palavras do presidente do FC Porto não “apanham de surpresa” José Fernando Rio. Para o adepto portista, uma eventual candidatura de Pinto da Costa, de 85 anos, “depende, exclusivamente, de como ele se sentir” e do estado de saúde, não estando relacionada com o leque de candidatos ao sufrágio.

“Se ele sentir que tem condições de saúde para avançar para mais um mandato de quatro anos, fá-lo-á, não vai olhar a quem mais é candidato, se é bom ou mau. É numa somente perspetiva pessoal”, sublinha, em declarações à Renascença.

“Está na altura de uma mudança”

José Fernando Rio considera que “está na altura de uma mudança” no FC Porto. Ainda que reconheça “o mérito do trabalho que fez”, acredita que o clube precisa de “novas ideias” e alternativas ao atual presidente.

O jurista e empresário opôs-se a Pinto da Costa nas eleições de 2020, as primeiras com concorrência ao presidente do FC Porto desde 1991. Agora, pondera uma eventual candidatura ao sufrágio de 2024, tal como outros possíveis candidatos, alguns com nomes de peso, como André Villas-Boas, Rui Moreira ou Vítor Baía.

“FC Porto é um clube cheio de pessoas com capacidade. Há muito gente, o leque é enorme. Mas o leque só será grande se Pinto da Costa não se recandidatar, porque não estou a ver muitos dos nomes que se veem na imprensa a candidatar-se contra o atual presidente”, conclui.

José Fernando Rio foi o segundo candidato mais votado nas eleições portistas de 2020, tendo obtido 26,44% dos votos, à frente do terceiro, Nuno Lobo, com 4,90%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    02 mai, 2023 PORTUGAL 13:28
    As eleições no Clube Portuense, parece ter APENAS candidatos da área metropolitana da INVICTA. Já alguma VEZ imaginaram que alguém fora da cidade do Porto se pudesse candidatar à presidência do FCPORTO? Porque razão só vêem para a RIBALTA os nomes, que no fundo, são sempre os mesmos? Conforme o FUTEBOL está, com Pessoas egoístas e cheias de VÍCIOS, está na hora de dar um SAFANÃO. Noutro lugar aqui RR, aponto ao de leve que PC deveria dar a si próprio o PRAZER de ver OUTROS ao comando do Clube. Os NOMES em cima mencionados, são nomes de Pessoas ÚTEIS, mas não úteis, ou aconselháveis, para a presidência do Clube. E porquê? São Pessoas que no desempenho das SUAS funções, são polémicas e problemáticas, logo não estão disponíveis para APAZIGUAMENTO. Quando na tribuna do Dragão os DOIS Presidentes se cumprimentaram, deram ORIGEM ao fala fala. Se no lugar de PC estivesse um OUTRO desconhecido, esse cumprimento passaria, quase de certeza, despercebido. Para o FCPORTO a presidência de PC é benéfica, mas para a PAZ do futebol, talvez não seja, pois os inimigos são POUCOS mas " letais ". Em finais de Maio o FCPORTO irá, tudo indica, celebrar mais um final feliz de campeonato. A um mês do acontecimento já OUVIRAM alguém do Clube apelar à ORDEM e RESPEITO para essa noite? Não, não ouviram. Ouviram isso sim, APELAREM à confusão entre ASSOCIADOS para escolherem, antecipadamente, o futuro presidente do Clube. As PESSOAS devem saber que não são eternas e insubstituíveis. Pensem nisso.

Destaques V+