08 jun, 2023 - 13:05 • Luís Aresta
Júlio Augusto acredita que a prioridade de Sérgio Conceição é o FC Porto, ainda que haja propostas tentadoras do estrangeiro.
É nesta linha de pensamento que o antigo avançado clube (1971-1977) enquadra os dias que o treinador, de 48 anos, está a viver, a seguir à conquista da Taça de Portugal.
“Penso que o Sérgio vai assumir o ano de contrato que tem com o FC Porto. Honestamente, penso que sim”, declara à Renascença o antigo jogador, quando confrontado sobre a possibilidade de Sérgio Conceição dar prioridade ao contrato que renovou com Pinto da Costa e que o vincula ao Porto até junho de 2024.
O técnico portista tem dedicado os últimos dias a elaborar o relatório de balanço da época 2022/23, ao qual não faltará o mapa de carências para a próxima temporada, em que só próximo campeão nacional garantirá lugar direto na fase de grupos da Liga dos Campeões.
O meio-campo será um setor a que Sérgio Conceição dedicará atenção, agora que está confirmada a saída do influente Matheus Uribe.
“Todos os anos perde jogadores importantes e tem feito outras revelações” lembra Júlio Augusto, a propósito da capacidade que Sérgio Conceição tem tido de encontrar soluções para os problemas gerados pela incapacidade financeira da Porto SAD para fazer grandes contratações.
Na opinião do antigo avançado “o Porto irá ao mercado, mas dentro da estrutura ele terá alguém para substituir Uribe”.
Na mesma entrevista à Renascença, Júlio Augusto advoga que Cláudio Ramos provou, quer na Taça de Portugal quer na Taça da Liga, que é um guarda-redes, capaz de preencher a vaga entre os postes, na eventualidade de Diogo Costa ser transferido.
Por outro lado, o antigo jogador não vê que a idade de Marcano (completa 36 anos neste mês de junho) seja um obstáculo à renovação de contrato e defende que tanto o defesa espanhol como Pepe (a caminho dos 41) “ainda estão com capacidades para dar um contributo muito grande ao Porto”.
Sobre David Carmo e os 20 milhões de euros pagos ao Braga pelo central, de 23 anos, que Sérgio Conceição colocou na “prateleira”, Júlio Augusto lembra que atleta “entrou numa estrutura e está a aprender”.
“É um ótimo jogador e tem capacidade para dar o salto”, conclui.