22 ago, 2023 - 17:00 • Redação
O FC Porto anunciou a transferência do internacional português Otávio para os sauditas do Al Nassr.
Em comunicado enviado à CMVM, a SAD explica que "chegou a acordo com o Al-Nassr Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Otávio Edmilson da Silva Monteiro (“Otávio”) pelo valor de 60M€ (sessenta milhões de euros), deduzido do valor de solidariedade devido a terceiros".
O clube informa ainda que foram "renegociados os direitos económicos do jogador que estavam na posse do Coimbra Esporte Clube (32,5%), passando estes para o valor fixo de 12.750.000€ (doze milhões setecentos e cinquenta mil euros)".
O Internacional de Porto Alegre encaixa 1,35 milhões de euros dos direitos de formação. O Santa Cruz do Recife recebe 450 mil euros e o Vitória de Guimarães, clube ao qual Otávio esteve cedido, recebe 600 mil euros.
Contas feitas, o Porto rende 44 milhões e 850 mil euros com a transferência do jogador.
"O Porto deu-me tudo, sou o que sou por causa deste clube. Saio feliz por ter conquistado tudo o que conquistei. Sempre quis sair para algo que fosse bom para todos. Chegou o momento de ir. É um ciclo que se fecha, surgiu uma oportunidade para mudar a minha vida. Porto também merecia por tudo o que me deu, foi bom para todos. Agora é seguir a vida", disse, antes de continuar.
"Quando cheguei era só mais um, fui ganhando o meu espaço. Dei tudo no empréstimo ao Vitória para voltar ao Porto. Hoje vejo tudo o que passei, foi a melhor escolha que fiz na minha vida. Vou embora, mas vou estar sempre por aqui. Vou sempre viver por aqui. A minha relação com os adeptos também foi sempre boa", afirmou.
O médio foi filmado a chegar a Riade esta manhã pela imprensa local no aeroporto, depois de ter realizado os exames médicos ainda no Dubai, na segunda-feira. Otávio já não tinha sido convocado por Sérgio Conceição para a partida frente ao Farense, no domingo.
O médio de 28 anos deixou uma marca forte no FC Porto, onde era um dos capitães de equipa. O internacional português esteve nove temporadas no clube. Apontou 31 golos e 68 assistências em 283 jogos. Venceu nove títulos: três campeonatos, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga.