14 set, 2023 - 12:05 • Redação
Sérgio Conceição admite que o "timing" da venda de Otávio para o Al Nassr foi mau para o FC Porto, dado que perdeu o internacional português na véspera de um jogo e já com opções reduzidas para o substituir.
Em conferência de imprensa, esta quinta-feira, o treinador lembra que não costuma falar dos jogadores que deixam o Dragão, contudo, abre uma exceção para Otávio, que "tinha mais de 230 jogos, foi eleito o melhor jogador do campeonato passado e era super importante na equipa":
"Não é normal eu chegar à véspera de um jogo e ter um jogador que vai sair e que ia jogar [frente ao Farense, num domingo] e tem sido fundamental. (...) A semana toda o Otávio esteve para ir a jogo. Entrei numa sexta-feira numa clínica para fazer uma intervenção cirúrgica aos meus joelhos e saí sábado já com o Otávio vendido. Foi difícil perder um jogador da qualidade dele, principalmente antes de um jogo."
Embora ressalve que "um jogador não é uma equipa", Sérgio também destaca a "importância e o peso" do médio internacional português na equipa. Além disso, é complicado "de um momento para o outro mudar a dinâmica" e o plano para um encontro: "Perdemos um campeonato por dois pontos, no jogo com o Farense perdemos dois."
Sérgio Conceição volta, ainda, a criticar a duração do mercado de transferências de verão, especialmente o facto de fechar mais tarde em determinados cantos do mundo, "o que é extremamente prejudicial para as equipas de menor capacidade financeira".
"O 'timing' para quem está a precisar é sempre mau", lamenta.
Otávio rumou ao Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo e Luís Castro, por 60 milhões de euros, a menos de duas semanas do fecho do mercado.
Sérgio Conceição fazia a antevisão da visita do FC Porto ao Estrela da Amadora, a contar para a quinta jornada do campeonato. Encontro marcado para as 19h15 de sexta-feira, no Estádio do Dragão, com acompanhamento ao minuto em relato online na Renascença.