29 set, 2023 - 13:45 • Pedro Castro Alves , Inês Braga Sampaio
Derlei prevê um clássico com iguais hipóteses de vitória para Benfica e FC Porto, independentemente do palco, e chama dois jogadores a decidir: Ángel Di María, de um lado, e Wanderson Galeno, do outro.
Em entrevista a Bola Branca, o antigo avançado dos dois clubes assinala o "equilíbrio muito grande" entre Benfica e Porto, que estão separados apenas por um ponto - os dragões à frente -, após um só deslize de cada lado.
"Para mim é 50-50, apesar de o Benfica jogar em casa, com o apoio dos adeptos", antevê o Ninja.
Os possíveis desequilibradores dessa balança têm nomes: Di María e Galeno.
O internacional argentino, "apesar da idade, continua a jogar fino da bola". Exige "respeito e, naturalmente, muita atenção" da parte do Porto.
"Um jogador como ele pode decidir uma partida. Os grandes jogos são para grandes jogador e o Di María é um desses atletas", elogia.
Derlei também fala do luso-brasileiro do FC Porto, que "vem crescendo muito, individualmente", sob o comando de Sérgio Conceição.
"Também tem todas as condições de ser protagonista de uma partida destas", assinala.
O antigo jogador brasileiro destaca mais dois compatriotas, ainda que em circunstâncias diferentes. O primeiro é David Neres.
"É uma figura carimbada. Na reta final da última época começou a perder um pouco de espaço na equipa, mas a meu ver é um atleta que tem amplas condições de ser titular absoluto na equipa do Benfica", garante.
O outro é Arthur Cabral, que custou 20 milhões de euros mas ainda só disputou 197 minutos em cinco jogos (dá um total de 40 minutos por encontro). Derlei acredita que o ponta de lança vai singrar na Luz:
"O Arthur saiu do Brasil muito jovem. É um jogador muito forte, um jogador área. Tem tudo para se dar bem no futebol português e, como é muito jovem, tem ainda muitas coisas para aprender e para evoluir também."
Por outro lado, Pepe não viajou com a comitiva para Lisboa e junta-se a Marcano e Zaidu como baixa na defensiva do FC Porto.
Derlei salienta que "não só pela experiência e liderança" que Pepe, em especial, e Marcano têm, "mas também pela qualidade técnica, é lógico" que os dragões são afetados. Ainda assim, deposita confiança em David Carmo e Fábio Cardoso.
"O Porto tem outros atletas, jovens jogadores que estão à procura do seu espaço, e que naturalmente o Sérgio tem toda a confiança de colocar a jogar, porque se assim não fosse não estariam no plantel. Os adeptos podem ficar tranquilos, todo e qualquer jogador que faz parte do plantel tem condições para jogar tranquilamente", afiança.
O Benfica-FC Porto está marcado para esta noite, às 20h15, no Estádio da Luz. Relato em direto e acompanhamento ao minuto na Renascença.