24 out, 2023 - 16:46 • Redação
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeitou a providência cautelar interposta por Sérgio Conceição e manteve o castigo de 30 dias de suspensão aplicado, em julho, ao treinador do FC Porto pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Em causa estão incidentes ocorridos no jogo frente ao Casa Pia, da temporada passada, em que Conceição se envolveu discussões com o então treinador adjunto dos gansos, Vasco Matos (agora no Santa Clara). Tudo aconteceu após um gesto do técnico para o banco adversário.
Sérgio Conceição tinha recorrido do castigo, imposto em julho, ao abrigo da amnistia promulgada pelo Presidente da República no âmbito da visita do Papa Francisco a Portugal, a propósito da Jornada Mundial da Juventude. No entanto, no acórdão publicado esta terça-feira, o TAD informa ter considerado o recurso "totalmente improcedente", por o treinador do FC Porto ser "reincidente" nestes casos.
"O Colégio Arbitral decidiu não aplicar ao presente processo o disposto no artigo 6.º da Lei n.º 38-A/20023, de 2 de agosto, encerrando o processo por amnistia, por entender que se verificava a exceção prevista na alínea j do artigo 7.º do mesmo diploma legal, ou seja, atento o facto de o arguido e aqui demandante ser reincidente", pode ler-se no documento.
Além do jogo de suspensão, Sérgio Conceição é multado em 10.200 euros. Vasco Matos foi punido com um mês de suspensão e multa de 4.080 euros. Na altura, também foi aberto processo à equipa de arbitragem, liderada por Manuel Oliveira, e aos delegados nomeados para o jogo.
Quando o castigo foi conhecido, o FC Porto interpôs providência cautelar no TAD para suspender o castigo, tal como o Benfica fizera no caso de David Neres, castigado por provocações. Solução que permitiu a Sérgio Conceição estar no banco na Supertaça, frente aos encarnados, da qual resultou mais um castigo - um jogo e 23 dias -, por expulsão e consequente desentendimento com a equipa de arbitragem.
Resta, agora, perceber quando é que o castigo de 30 dias entrará em efeito. Até ao final de novembro, o FC Porto defrontará de Vizela (fora), Estoril Praia (casa), Vitória de Guimarães (fora) para o campeonato.