22 dez, 2023 - 13:59 • Redação
Sérgio Conceição esclarece as declarações após o clássico com o Sporting: reitera que o FC Porto entrou no último terço com "muita facilidade", no entanto, admite que a equipa não soube aproveitar.
No final do jogo em Alvalade, Sérgio afirmou que "foi o jogo em que [encontrou] o Sporting com mais dificuldades". Uma análise muito contestada, dada a derrota por 2-0 e a exibição da equipa. Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o treinador explica o que quis dizer.
"Aquilo que eu falei foi da forma como chegávamos ao terço defensivo do Sporting, a forma como entrávamos na organização defensiva do Sporting. Foi dos jogos que achei mais fáceis. É a minha opinião. Depois, aquilo que fizemos no último terço foi bom? Não. Não foi zero, mas quase. À entrada do último terço, faltou-nos alguma criatividade, segurar a bola quando tínhamos de segurar, faltou-nos não perder bola com facilidade para dar ao Sporting os momentos de transição que teve. Sem bola não fomos a equipa que costumamos ser, agressividade, na primeira linha de construção do Sporting com três centrais, que era completamente previsível, e não fomos aquilo que trabalhámos", assume.
FC Porto
Treinador do FC Porto associa o castigo de dois jo(...)
Sérgio Conceição refere que a equipa ia para Alvalade "com as ideias completamente limpas", ou seja, sabia exatamente o que tinha de fazer, mas "teve muitas dúvidas nos primeiros 15 minutos".
"Hoje, cada vez mais, temos de ir ao pormenor, trabalhar no pormenor, de quem tem a melhor saída de bola, quem temos de pressionar, temos de perceber o que fazer em todos os momentos. Houve muita coisa que não correu bem, mas aquilo que eu disse, e volto a afirmar, foi que a forma como chegámos ao último terço era muito fácil", reforça o técnico.
Um dos aspetos em que o Porto tem falhado é a finalização. Sérgio reforça que "quase 100% dos exercícios" nos treinos trabalham isso e admite, com ironia, que já "[deixou] de perceber" o que a equipa tem de fazer:
"As minhas equipas quase em todos os anos fomos o melhor ataque e a melhor defesa, até quando não fomos campeões. Deixei de perceber o que temos de fazer, pelos vistos. Deixei de perceber, deixei de ser bom treinador ou deixei de ser um treinador mediano e passei a ser um fraco treinador. Vou continuar a treinar, não há nada a fazer."
Sérgio Conceição fazia a antevisão da receção do FC Porto ao Leixões, no sábado, às 20h30, a contar para a última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, de que os campeões em título já estão eliminados.