Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sporting

Dário Essugo é o mais jovem de sempre a jogar na I Liga

20 mar, 2021 - 23:25 • Redação

Jovem leão fez 16 anos na semana passada e terminou a partida de Alvalade a chorar. Rúben Amorim deixou elogios.

A+ / A-

Semana de sonho para Dário Essugo, médio do Sporting, que este sábado bateu o recorde como o jogador mais jovem de sempre a jogar na I Liga.

Na mesma semana assinou contrato profissional com os leões, foi convocado pela equipa principal e jogou cerca de 10 minutos em Alvalade diante do V. Guimarães.

No Sporting, Essugo ultrapassa Santamaria, defesa que se estreou a 23 de janeiro de 1999, em Chaves, com 16 anos, 11 meses e 12 dias.

O jovem médio defensivo superou também o anterior recordista da I Liga. Matchoi Djaló (P. Ferreira) tinha se estreado pelos pacenses com 16 anos e 122 dias, no ano passado.

No final do encontro de Alvalade, Dário Essugo saiu a chorar, ao mesmo tempo que foi felicitado pelos companheiros de equipa.

Em declarações à Sporting TV, Essugo referiu que jogar no Sporting "é uma sensação indescritível, era algo que sempre ambicionei, sonhei com isto".

"Poder ter alcançado isto e ser o jogador mais jovem a estrear-se pelo Sporting é um motivo de orgulho. Só tenho a agradecer a toda a gente que tornou isto possível: muito obrigado", acrescentou o jovem de 16 anos, ai emocionado.

O médio considera que "jogar pela equipa principal é diferente". "Isto aqui é outro nível, mas os meus colegas apoiaram-me dentro e fora de campo e isso fez-me ficar ainda mais tranquilo."

O Sporting já assinalou o momento nas redes sociais com duas fotos de Essugo e João Mário. Uma com vários anos e outra do momento da substituição deste sábado.

Aos jornalistas, o treinador Rúben Amorim comentou este recorde do jovem leão.

“O Dário é um miúdo com muito talento, com muita humildade, trabalhou bem e faz parte também do nosso projeto. E também é uma mensagem. É mérito do Dário e é uma mensagem para os jovens jogadores que não interessa a idade, o Sporting está neste caminho”.

Amorim não teve dúvidas: “Parabéns ao Dário porque fez por merecer. Foi chamado a um treino, cumpriu, mostrou muita qualidade durante as duas semanas que trabalhou connosco, teve oportunidade, nós precisávamos de um médio, ele era o médio que estava no banco”.

O técnico aproveitou para defender a Academia de Alvalade: “Os miúdos que estiverem em dúvida entre clubes sabem que aqui tem a porta aberta e isso, por vezes, faz a diferença. Não interessa o dia de ontem. Os jogadores do Sporting têm que perceber que há coisas na equipa principal… os valores são muito importantes, eles vão crescendo com isso e vão tendo oportunidade”.

O Sporting venceu o V. Guimarães, por 1-0, com golo de Gonçalo Inácio, e mantém 10 pontos de vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+