Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Frederico Varandas, Ricardo Oliveira ou Nuno Sousa. Sócios do Sporting elegem presidente

05 mar, 2022 - 08:00 • Redação com Lusa

Eleições decorrem no Pavilhão João Rocha, entre as 9h00 e as 20h00, meia hora antes de o Sporting-Arouca começar. Sócios de fora da Grande Lisboa votaram por correspondência.

A+ / A-
Foto: Jose Sena Goulao/Lusa
Foto: Jose Sena Goulao/Lusa
Varandas é o atual presidente e líder da Lista A. Foto: Sporting CP
Varandas é o atual presidente e líder da Lista A. Foto: Sporting CP
Ricardo Oliveira é o candidato da Lista B. Foto: Tiago Petinga/Lusa
Ricardo Oliveira é o candidato da Lista B. Foto: Tiago Petinga/Lusa
Nuno Sousa é o candidato da Lista C. Foto: Tiago Petinga/Lusa
Nuno Sousa é o candidato da Lista C. Foto: Tiago Petinga/Lusa

Os sócios do Sporting escolhem, este sábado, o novo presidente, numa eleição a que concorrem o atual líder, Frederico Varandas, à procura do segundo mandato, Nuno Sousa e Ricardo Oliveira.

Em setembro de 2018, Varandas, antigo diretor clínico dos leões, foi eleito o 44.º presidente do Sporting, sucedendo a Bruno de Carvalho, antigo líder destituído do cargo em junho desse ano.

Então, registou-se o ato eleitoral com maior participação de sempre no clube, com 22.510 sócios votantes. O novo presidente recebeu 42,32% dos votos, contra os 36,84% de João Benedito, os 14,55% de José Maria Ricciardi, 2,35% de Dias Ferreira, 0,9% de Fernando Tavares Pereira e 0,51% Rui Jorge Rego.

Na sexta-feira, a um dia do sufrágio, o Sporting anunciou o acordo fechado para a recompra dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) detidos pelo BCP, garantindo a maioria do capital social da SAD.

Frederico Varandas destacou que se tratava de "um dia histórico" e explicou, em conferência de imprensa, que a recompra dos VMOC permite ao Sporting, clube, passar a deter um total de 83,90% do capital social da SAD.

O "timing" e o teor do anúncio foram amplamente criticados pelos adversários do atual presidente, Ricardo Oliveira e Nuno Sousa.

O líder da Lista B sublinhou que não pode "admitir que alguém, seja ele quem for, hipoteque o futuro do clube para benefício próprio, com base num patético interesse eleitoral".

O representante da Lista C admitiu temer "que seja apenas um anúncio popular e propagandístico, que visa expurgar o desespero quem se pauta sempre pelo não dito ou pelo dito mais ou menos".

As eleições, marcadas para a primeira data disponível, vão decorrer no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, entre as 9h00 e as 20h00, meia hora antes de o Sporting-Arouca começar, já depois de os sócios de fora da Área Metropolitana de Lisboa terem tido oportunidade de votar por correspondência.

Os sócios vão votar para uma lista única, que engloba os três órgãos sociais do clube, Mesa da Assembleia Geral (MAG), Conselho Diretivo (CD) e Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) e respetivos presidentes.

Varandas manteve grande parte da equipa na lista A, mas subiu os vice-presidentes João Eduardo Palma e João Teives Henriques como candidatos à MAG e ao CFD.

Ricardo Oliveira lidera a lista B, e o atual presidente da Federação Portuguesa de Padel traz Miguel Frasquilho, antigo presidente da TAP e da AICEP, como candidato ao CFD, com o advogado Luís Natário em concurso à liderança da MAG.

Na lista C, Nuno Sousa é o candidato a presidente do clube e candidata João Gaspar, antigo assessor de João Rocha, à MAG, com Pedro Neto Domingos avançado para o CFD.

O Sporting conta com cerca de 54 mil sócios com as quotas em dia para poderem votar nas eleições durante este sábado, em que o clube campeão nacional de futebol defronta o Arouca, pelas 20h30.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+