26 dez, 2023 - 12:45 • João Fonseca com Redação (texto)
José Dias Ferreira, antigo presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, considera que o "sim" de Viktor Gyokeres à continuidade em Alvalade, pelo menos, até ao final da época é uma boa notícia.
Em declarações a Bola Branca, o antigo dirigente sportinguista aplaude a frontalidade do goleador sueco, em entrevista ao jornal "Record".
"Era uma situação que era preciso ele clarificar. Ele, acima de tudo, porque é ele que tem a última palavra para dizer se quer ou não [ficar]. Não me admira que ele tenha essa atitude, que é sensata, e ainda bem que é ele, porque a vontade dele é necessária também, porque a do Sporting, a partir de um determinado momento [se batessem a cláusula de rescisão de Gyokeres, de 100 milhões de euros], podia não ser possível", vinca.
A afirmação do ponta de lança internacional sueco, de 25 anos, à beira da abertura do mercado de transferências de janeiro, veio descansar os adeptos do Sporting. Mais ainda quando a imprensa lhe aponta vários interessados, como Chelsea, Arsenal ou Borussia de Dortmund.
Ponta de lança internacional sueco, de 25 anos, di(...)
Dias Ferreira não tem dúvidas de que, se Gyokeres saísse, a luta pelo título poderia estar comprometida. Assim o diz a história.
"As ambições do Sporting teriam de, se calhar, ficar mais limitadas. É um marcador de golos, o que é absolutamente indispensável. O Sporting na época em que foi campeão tinha um Pote que, além de grande jogador, foi goleador. Lembro-me que nos dois campeonatos anteriores o Sporting teve sempre um goleador, Acosta e depois Jardel", recorda.
Dias Ferreira não esconde, também, a surpresa com o facto de, ainda em Inglaterra, no Coventry City, da II Liga, Viktor Gyokeres não ter suscitado o imediato interesse dos grandes clubes da Premier League - os mesmos que, agora, se mostram interessados em contratá-lo ao Sporting.
"Nós admiramo-nos como não repararam nele. Olham sempre para grandes vedetas e para grandes jogadores, porque têm dinheiro, portanto, se calhar, o seu 'scouting' não procura tanto. É um nível de valores e de jogador para que não olham tanto", sugere o antigo dirigente leonino.
Viktor Gyokeres é um dos grandes destaques da primeira metade da época no futebol português, com 17 golos e seis assistências em 20 jogos.