27 jun, 2024 - 23:00 • Carlos Calaveiras
Morreu Manuel Fernandes, o eterno capitão e avançado do Sporting, vítima de cancro, aos 73 anos.
Manuel Fernandes foi jogador do Sporting entre 1975 e 1987, com 433 partidas. Conquistou dois campeonatos nacionais, uma Supertaça e duas Taças de Portugal. Foi também treinador (adjunto e principal), dirigente e comentador no clube de Alvalade.
Marcou muitos golos de leão ao peito (257), destaque para os quatro tentos apontados no célebre 7-1 contra o Benfica, realizado a 14 de dezembro de 1986.
O Sporting, seu clube de sempre, manifestou "o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente leonino". "Rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo. Um goleador nato, foi-se tornando, ao longo dos mais de dez anos em que jogou no Sporting CP, no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história do clube".
Para além de Sporting, Manuel Fernandes representou também 1.º de Maio Sarilhense, CUF, V. Setúbal, New Englant Tea Men e Rochester Lancers.
Já como treinador, o avançado nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, liderou Santa Clara (onde conquistou uma Segunda Divisão B, uma II Liga e uma Supertaça), mas também Estrela da Amadora, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Sporting, Penafiel, ASA, União de Leiria e V. Setúbal.
A Federação Portuguesa de Futebol já reagiu ao falecimento de Manuel Fernandes, internacional 30 vezes: "Um jogador que marcou uma geração. Descansa em paz, Manuel Fernandes."
A Liga Portugal escreve: "Uma lenda. Um legado que será eterno. Obrigado e até sempre, Manuel Fernandes".
Manuel Fernandes foi um dos convidados do "Jogo de Palavra", de Rui Miguel Tovar, na Renascença.
Jogo de Palavra
Manuel Fernandes é um dos maiores goleadores portu(...)
Tiago Fernandes, filho do antigo avançado do Sporting e também treinador, já deixou uma mensagem especial ao pai. Através das redes sociais, Tiago Fernandes partilhou um vídeo e a mensagem "Perdi o meu melhor amigo".
Quem também já reagiu ao falecimento de Manuel Fernandes foram Benfica e FC Porto.
No site oficial, os encarnados expressam "profundas condolências" e "sentidos pêsames". "Que descanse em paz".
Já os dragões escreveram: "Grandes adversários enriquecem a nossa história. O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências à família e amigos de Manuel Fernandes".
O velório de Manuel Fernandes realiza-se este sábado, a partir das 9h00, no estádio de Alvalade, sendo aberto ao público apenas a partir das 10h30. No domingo decorre a cremação, numa cerimónia exclusiva à família.