Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Júnior português na Áustria avisa Sporting: “Estão com ideia errada do Sturm Graz”

22 out, 2024 - 13:30 • Pedro Castro Alves

Diogo Sanches procura o sonho do futebol profissional na segunda divisão austríaca e já viu de perto o adversário dos leões na Liga dos Campeões. “Intensidade” e “força nos duelos” serão a chave do Sturm Graz-Sporting.

A+ / A-

Diogo Sanches, júnior do SV Ried, esteve na bancada quando a equipa principal defrontou o Sturm Graz, adversário do Sporting na Liga dos Campeões, no final de agosto. Tirou notas e, agora, deixa um aviso, na comparação entre o campeão austríaco e o campeão português: a visita a Graz não vai ser um passeio para os leões.

Diogo trocou, este verão, a formação do Casa Pia pela equipa de juniores do Ried, da segunda divisão austríaca. Nos últimos três meses, o defesa português, de 18 anos, tem acompanhado o futebol da Áustria, em particular o Sturm Graz, que na segunda eliminatória da Taça eliminou o Ried, ao vencer por 1-3. O que viu nesse jogo serve de alerta para o Sporting.

“Acho que o Sporting é mais forte e acho que até é favorito, mas o Sturm Graz não é uma equipa de se jogar fora. É uma equipa muito forte e acho que em Portugal estão com uma ideia errada daquilo que vai ser o jogo. Acho que o jogo não vai ser como as pessoas dizem, com muito favoritismo para o Sporting e que vão ganhar sim ou sim”, alerta, em entrevista a Bola Branca.

O jovem defesa explica que o Sturm Graz é uma equipa que “tem vindo a melhorar muito, especialmente nos últimos dois anos” e conseguiu “quebrar uns largos anos de vitórias do Salzburgo”, tendo até goleado o crónico campeão austríaco por 5-0, no início de outubro.

“É uma equipa muito intensa, muito agressiva, com muita qualidade e muito jovem. No jogo da Taça contra nós estiveram quase a segunda parte toda a jogar com menos um e mesmo assim conseguiram controlar esses momentos de jogo. É uma equipa que vai criar muitas dificuldades ao Sporting”, assinala.

Por esperar dificuldades para o clube português no encontro da terceira jornada da Liga dos Campeões, Diogo Sanches aponta o ponto em que considera que o Sturm Graz será menos forte e aconselha a equipa de Rúben Amorim a apresentar um jogo intenso.

“Aqui o jogo é muito mais rápido, mais intenso e por isso acredito que haja mais perdas de bola, por exemplo. Para ganhar, o Sporting vai ter de ser muito mais forte nos duelos, vai ter de impor outra intensidade”, afirma, nestas declarações à Renascença.

Um caminho “diferente” para o sonho


Depois de passagens pela formação de clubes como o Casa Pia e o Estoril, Diogo Sanches viu na Áustria “uma oportunidade diferente”, que o está a “fazer evoluir mais a todos os níveis”. Em poucos meses, admite que já se sente “muito mais homem”.

“Não é muito habitual ver um jovem a sair de Portugal tão cedo, mas acho que faria bem a alguns jovens da formação. Estou a adorar esta experiência”, começa por explicar.

“Não vou mentir, não foi fácil no início. Ainda posso dizer que me estou a adaptar, mas já estou muito mais adaptado ao país, à cultura. É tudo muito diferente, mas já está tudo muito melhor”, confessa.

O objetivo é “chegar à elite do futebol” na Áustria. É com esse intuito que o defesa trabalha, mas sempre com “os pés bem assentes no chão”, até porque “ainda há muitos degraus para escalar antes de pensar nisso”.

Numa comparação entre a formação em Portugal e na Áustria, Diogo Sanches considera que a maioria dos clubes austríacos já ultrapassaram os clubes portugueses, em particular quando se exclui Benfica, Sporting e Porto.

“A nível de formação, acho que a maioria dos clubes aqui estão à frente de alguns clubes em Portugal. Passei por algumas equipas em Portugal que estão a anos-luz destes projetos. O nível de infraestruturas é elevado. Os grandes em Portugal, ou até clubes como Braga, Vitória, Famalicão ou mesmo Vizela são evoluídos, mas acho que mesmo assim vemos equipas aqui na Áustria que não estão na elite do futebol e já têm condições espetaculares, muito acima de muitos clubes da primeira liga portuguesa”, conclui.

O Sturm Graz-Sporting está marcado para as 20h00, no Estádio Wörthersee, em Graz, na Áustria. Encontro com relato e acompanhamento da Renascença exclusivamente online, na app e em rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+