15 fev, 2017 - 11:56
A coroação de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima na Catedral de Westminster, em Londres, marcada para sábado, pode levar a uma maior difusão da mensagem naquele país, na perspectiva do Apostolado Mundial de Fátima.
"Abre-se uma porta para que na própria sociedade e no seio da Igreja haja uma maior abertura" à mensagem de Fátima, disse à agência Lusa o director do secretariado internacional do Apostolado Mundial, Nuno Prazeres, recordando que Fátima não tem uma presença muito forte em Inglaterra.
No sábado, o arcebispo de Westminster, Vincent Nichols, preside à coroação de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, no âmbito da celebração do centenário das Aparições.
Para o membro do Apostolado Mundial de Fátima, esta cerimónia e a visita da imagem peregrina por várias dioceses em Inglaterra e no País de Gales durante este ano poderá ser "uma rampa de lançamento para a difusão da mensagem".
Segundo Nuno Prazeres, o movimento do Apostolado em Inglaterra não é "muito forte ou expressivo", esperando-se que, com a cerimónia de sábado, mais pessoas fiquem "comprometidas" com a mensagem de Fátima.
"Há uma grande esperança de se poder fazer isto agora e que possa ser uma rampa de lançamento para outras coisas", notou.
Nuno Prazeres realçou que Inglaterra tem "uma inclinação histórica para fazer peregrinações a Lourdes [França]", sendo que a devoção à Nossa Senhora de Lourdes está "muito mais implementada".
A visita da imagem peregrina da Nossa Senhora de Fátima por várias dioceses de Inglaterra e País de Gales ajuda a "mobilizar" e deverá fazer com que o número de peregrinos ingleses em Fátima aumente "nos próximos anos", sublinhou.
A cerimónia no sábado começa às 13h45, com a chegada da imagem, e será presidida pelo cardeal Vincent Nichols, que "fará a coroação da imagem".
Após a coroação e a missa, haverá "um simpósio sobre Fátima", às 18h00.
A imagem peregrina foi benzida em Fátima e entregue em Inglaterra em 1968 - altura que "uma série de imagens peregrinas" foram colocadas em vários países pelo Apostolado Mundial.
A imagem da Nossa Senhora de Fátima que vai ser coroada na Catedral de Westminster recebeu uma coroa feita pela mesma joalharia portuguesa que elaborou a joia que em 1942 coroou a imagem original que está em Fátima.