16 mar, 2016 - 17:21 • Ana Lisboa
Um curso de "Marketing, Comunicação e Pastoral” começa a ser ministrado estta quinta-feira, na diocese de Lisboa, com o objectivo de proporcionar ferramentas a quem trabalha em cargos de gestão e comunicação nas instituições ligadas à Igreja.
O objectivo “é melhorar conhecimentos e competências em marketing e comunicação das pessoas da Igreja Católica envolvidas em tarefas de gestão ou comunicação em paróquias, centros sociais paroquiais, instituições religiosas, misericórdias, confrarias, movimentos e obras”, diz à Renascença António de Brito, coordenador do curso, promovido pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã.
A formação tem uma vertente inovadora que tem a ver “com introduzir a palavra marketing nos cursos ligados a Igreja”.
"Tentamos inserir como uma técnica essencial que pode ajudar na questão do serviço social, do serviço pastoral”, explica António de Brito, sublinhando que a ideia é aplicar o conceito "à comunicação em acção, ao serviço social, não só na comunicação oral - como comunicar em público, por exemplo -, mas também como se relacionar com os jornalistas, como analisar o fenómeno mediático ou como redigir um press release".
De acordo com o coordenador do curso, o plano do curso não esquece "a vertente das redes digitais, a edição de publicações e uma visão cristã da comunicação”.
O curso, promovido pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã, vai funcionar duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras, em horário pós-laboral, das 18h30 às 23h00 e tem a duração de cerca de dois meses.
Este tema será desenvolvido no programa Princípio e Fim, na Renascença, no próximo domingo, 20 de Março, pelas 23h30.