29 mar, 2016 - 09:01
A Selecção Nacional recebe a Bélgica, esta terça-feira, no último ensaio antes da divulgação dos 23 eleitos de Fernando Santos para a fase final do Europeu, que terá lugar em França.
O contexto
Há uma semana, o local do encontro de carácter particular entre lusos e belgas era Bruxelas, mas os atentados terroristas perpetrados ao aeroporto e a uma estação metro da capital daquele país lançaram o alerta por toda a Europa. Por acordo entre as duas federações, o jogo manteve-se, mas foi deslocado para território português. Leiria manteve-se no mapa da equipa das quinas, que passa de visitante a visitada do actual líder do "ranking" da FIFA.
Quatro dias depois, Portugal volta à acção, pedindo-se maior acerto na finalização. A derrota caseira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, frente à Bulgária (0-1), expôs, uma vez mais, o "pé frio" da Selecção na hora de rematar à baliza. Portugal dispôs de inúmeras ocasiões de golo para evitar o desaire e Cristiano Ronaldo ainda falhou uma grande penalidade.
A 77 dias do arranque do Europeu, afinar a finalização parece ser a única "revisão" necessária num conjunto que se candidata à conquista de um inédito título europeu.
Para os jogadores, esta será a derradeira ocasião de convencer o "engenheiro". É que, depois da partida com uma Bélgica, não há mais ensaios antes da divulgação da lista final de convocados para o Europeu.
As opções
Se Fernando Santos tem todos à disposição, com 24 opções, Marc Wilmots nem tanto. É que sem Benteke, Origi, Kompany, Vertonghen, Eden Hazard, De Bruyne, Bakkali ou Ferreira Carrasco, todos lesionados, e ainda com Toby Alderweireld e Thorgan Hazard em dúvida, o estatuto de selecção número um do mundo parece esbater-se.
Ainda assim, a lógica do copo "meio-cheio" estará certamente na mente do seleccionador belga, obrigado, no bom sentido, a ver em acção peças da linha secundária da equipa. E com mais minutos nas pernas, forçosamente.
Voltando à "barricada" lusa, é crível que Fernando Santos possa mexer no onze que entrou em campo frente aos búlgaros. Jogadores como Rui Patrício, Cédric, Ricardo Carvalho, Danilo Pereira, Bernardo Silva ou Danny podem merecer a confiança para o figurino inicial. Cristiano Ronaldo manter-se-à como o "homem-golo" na mira da baliza belga.
O Portugal-Bélgica arranca às 19h45, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria e terá arbitragem do suíço Stephan Klossner. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
FIFA: Particular de selecções
Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, Leiria
Árbitro: Stephan Klossner (Suíça)
Equipas prováveis
Portugal
Rui Patrício; Cédric Soares, Ricardo Carvalho, Pepe e Eliseu; João Mário, Danilo Pereira, Adrien Silva e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e Danny.
Seleccionador: Fernando Santos.
Bélgica
Mignolet; Cavanda, Lombaerts, Vermaelen, e J. Lukaku; Nainggolan e Witsel; Mertens, Dembele e Chadli; Romelu Lukaku.
Seleccionador: Marc Wilmots.