11 jul, 2016 - 16:38
“Quero dedicar o golo à Susana Torres, a minha 'coach' de alta performance". Éder, a estrela da final do Euro 2016, falou da confiança de Fernando Santos, da motivação de Ronaldo, mas rematou a entrevista depois do jogo com uma dedicatória a quem lhe permitiu recuperar a autoconfiança e alcançar o topo.
Susana Torres saltava assim para a ribalta. Era dela também o mérito por uma parte da glória que inundou, no domingo, Portugal inteiro. E a "mental coach" já tinha até prometido pôr a história do jogador que nasceu no Ademia, em Coimbra, em livro.
Susana Torres é "coach" especializada na área desportiva. Tinha “uma sólida carreira na banca” até se dedicar ao estudo do desenvolvimento pessoal. E, como ela contou em entrevista ao site “The Miracle Coach”, lançou-se num mundo dominado pela presença de homens: o futebol.
Na mesma entrevista, a mulher nascida em Ponte de Lima refere que a mudança aconteceu quando um jogador que, “na altura colocava em causa a sua carreira desportiva", comentou com ela "o seu sonho de criança". "Acabámos por lançar um desafio um ao outro: ele transformava o seu sonho num objectivo a seis meses, e eu dar-lhe ia todas as ferramentas que possuía para o ajudar a conquistar esse objectivo.”
"Foram seis meses de trabalho intensivo, onde eu aprendi bastante sobre futebol e que no fim tiveram o resultado esperado, o jogador rumou a uma das ligas mais exigentes do mundo!”, acrescentou.
Éder saiu primeiro para o Swansea no Verão de 2015, tendo sido considerado uma das maiores desilusões dessa época em Inglaterra. Em Dezembro, acabaria por rumar a França para jogar no Lille, naquela que foi considerada a melhor contratação de Inverno da liga francesa de futebol.
A "mental coach" anuncia à “The Miracle Coach” que esta é uma “história que em breve será contada em livro".
Susana defende ainda que com frequência se apercebe que o sucesso de um jogador de futebol não tem a ver apenas com as suas qualidades técnicas ou tácticas. “Tem muito a ver também com a forma como este lida com a adversidade, frustração, desmotivação, ausência de resultados, e como ele se consegue manter firme naquilo em que acredita e nos seus objectivos”.
E conclui que "existem atletas de enorme talento que nunca conseguiram alcançar grandes patamares na sua carreira, bem como atletas de menor talento que não tiram o foco dos seus objectivos e que trabalham arduamente para os conseguir alcançar”.
“A grande característica destes é a persistência, estes nunca desistem”, remata a "mental coach".
Susana Torres e a influência no sucesso de Éder são já virais na rede social Twitter e até deram origem a "notícias" na imprensa humorística. Na sua página pessoal do Facebook, Susana escreveu: "Meus amigos, só para dizer que eu cumpro as minhas promessas!!!! Já está aqui o caneco e agora vou embrulhar com jeitinho para levar isto para PORTUGAL!!!!! (Que é onde deve estar)."