11 jul, 2016 - 13:06
O português Rui Patrício foi eleito, pelo Barómetro do Euro, o melhor guarda-redes do Euro 2016. Raphael Guerreiro, também jogador da Selecção Nacional, foi eleito como melhor defesa lateral.
Patrício bateu a concorrência do alemão Manuel Neuer, graças ao seu desempenho na final com a selecção francesa, em que realizou várias grandes defesas que mantiveram a bola bem longe do interior das redes das quinas.
Raphael completou várias exibições de grande nível, sendo capaz de anular talentosos atacantes como Gareth Bale, Ivan Perisic, Arkadiusz Milik e Antoine Griezmann. O lateral do Borussia Dortmund impressionou, ainda, pelo seu envolvimento ofensivo.
Como melhor central foi eleito o francês Laurent Koscielny, o melhor médio defensivo foi o também francês Blaise Matuidi, a distinção de melhor médio-centro foi para o alemão Toni Kroos e o francês Payet foi o melhor médio ofensivo.
No ataque, as distinções de melhor extremo e melhor avançado vão para o francês Griezmann e para o galês Gareth Bale, respectivamente.
O Barómetro do Euro analisa as estatísticas oficiais dos jogadores através de um algoritmo concebido para criar classificações baseadas no rendimento em campo.