Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

BCE reforça verbas para bancos gregos

12 mar, 2015 - 19:35

Em causa estão mais 600 milhões de euros.

A+ / A-

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu reforçar a linha de emergência de liquidez para os bancos da Grécia em 600 milhões de euros, para cerca de 69.400 milhões de euros, avançou a agência Bloomberg.

O Conselho de Governadores do BCE reuniu-se esta quinta-feira por telefone para definir o montante para aumentar a linha de emergência (Emergency Liquidity Assistance - ELA), que já tinha sido reforçada em 500 milhões de euros para 68.800 milhões de euros a 5 de Março, de acordo com fontes ligadas ao processo citadas pela agência de informação financeira Bloomberg.

Está previsto que os governadores revejam o montante da linha novamente a 18 de Março, a próxima quarta-feira.

Os bancos gregos não absorveram todos os fundos da ELA disponíveis no anterior teto e dispõem ainda de 3.500 milhões de euros, disse uma fonte oficial do Banco da Grécia.

O BCE está a rever os limites da linha semanalmente, reflectindo "o receio" de que os bancos utilizem os fundos disponíveis na ELA para financiar o Governo grego, disse hoje o presidente do Bundesbank (banco central alemão), Jens Weidmann, à Bloomberg, em Frankfurt, depois da decisão tomada pelos governadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+