Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

E se a venda do Novo Banco falhar?

01 set, 2015 - 08:04 • Pedro Mesquita

Chamar à mesa do diálogo o grupo que apresenta a segunda melhor proposta, chamar os dois concorrentes rejeitados na primeira fase ou suspender o processo de venda. As três hipóteses que se colocam têm implicações diversas.

A+ / A-

O prazo para o encerramento do processo de venda do Novo Banco terminou à meia-noite e a única certeza que subsiste é a de que a instituição acumula mais de 250 milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre. O banco que sucedeu ao BES até conseguiu aumentar os depósitos, mas a queda no crédito e a exposição à antiga PT contribuíram para as perdas.

Sobre a venda aos chineses da Anbang, há apenas relatos de tensas negociações e o jornal "Diário de Notícias" adianta que a venda poderá ter sido adiada.

Aguarda-se um esclarecimento do Banco de Portugal, mas, se a venda falhar, abrem-se três possibilidades.

A primeira é o Banco de Portugal chamar à mesa do diálogo o grupo que apresenta a segunda melhor proposta para negociar, ou seja, o fundo Apollo. Pode, em alternativa, chamar os dois concorrentes rejeitados na primeira fase, juntando ao fundo Apollo a Fosun. Foram ambas excluídas, mas as suas propostas vinculativas continuam a ser integralmente válidas.

Há ainda uma terceira via: suspender o processo de venda, forçando o Banco de Portugal a aumentar o período de vigência do banco de transição por mais três anos. Teria, nesse caso, de ser realizado um aumento de capital com recurso ao Fundo de Resolução.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+