Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passos desvaloriza défice de 7,2%. "É apenas um reporte estatístico"

23 set, 2015 - 12:11

INE confirmou inclusão das contas do Novo Banco no défice de 2014.

A+ / A-
Passos desvaloriza défice de 7,2%. "É apenas um reporte estatístico"
Passos desvaloriza défice de 7,2%. "É apenas um reporte estatístico"

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, desvaloriza os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Trata-se apenas de um reporte estatístico, o que quer dizer que não tem qualquer influência no défice deste ano para o país, não tem nenhum impacto sobre a dívida portuguesa. Trata-se, portanto, apenas de uma contabilização estatística que não tem qualquer efeito no nosso dia-a-dia", garantiu, em declarações aos jornalistas em Arco de Valdevez, numa acção de campanha da coligação "Portugal à Frente".

"Da mesma maneira quando o Novo Banco vier a ser vendido e se ajustar as contas relativamente ao Fundo de Resolução, o Estado quando receber os 3,9 mil milhões de euros isso também não terá nenhuma efeito nem na nossa dívida, nem no nosso défice, terá apenas um impacto estatístico", acrescentou.

Em causa estão as previsões do INE para o défice de 2014. O documento divulgado esta quarta-feira confirma a inclusão da injecção de capital do Novo Banco, fazendo disparar o défice para os 7,2%.

Com este défice, Passos tem de explicar "para que serviu a austeridade"
Com este défice, Passos tem de explicar "para que serviu a austeridade"

O INE refere também que, no primeiro semestre de 2015, o défice terá ficado nos 4,7%. Passos Coelho continua a garantir que, no fim do ano, o défice vai ficar “claramente abaixo dos 3%”.

“Nós, do ponto de vista da execução orçamental, temo-nos vindo progressivamente a aproximar desse objectivo. Creio que mais uns dias, até ao final desta semana, serão conhecidos os números de Agosto da execução orçamental”, explicou Passos Coelho, acrescentando que as indicações de que já dispõe “são indicações avançadas do lado da receita, que são aquelas que obtemos mais cedo, são bastante positivas”.

“Teremos mais para o final da semana uma perspectiva sobre a evolução da despesa, mas os dados consistentes que tivemos ao longo de todo o ano apontam para que essa meta esteja ao nosso alcance”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó Alberto Sousa
    23 set, 2015 pt 20:11
    Deixe-se de nos atirar com papões! O maior papão está à frente deste (des)governo e quer continuar a enganar-nos para se manter no poleiro, juntamente com alguém (ir)revogavel, de quem não gosta nem suporta, mas que as actuais circunstancias a isso o obrigam! Se porventura continuassem no poder, iriamos pagar bem caro, tudo isso, durante mais 4 anos de empobrecimento e de aumento da divida! Não queira fazer-nos de parvos!
  • Paulo
    23 set, 2015 Lisboa 19:21
    E com isto ficaram os cofres ainda mais vazios porque dos 80 mil milhões que pediram a troika sem contar com o fmi que já voou todo só lá estão 15 mil milhões nem fazer render o peixe conseguiram.
  • ...como é possível???
    23 set, 2015 Lisboa 19:20
    ....Já há muito que ppc ultrapassou os limites do razoável, já há muito que os jornalistas registam os inúmeros "lapsos", que eu considero tretas e afins deste PM....mas estamos a chegar a um ponto nunca antes visto, de compulsividade do mais patológico possível. Atrevo-me mesmo a dizer que até na politica isto é insólito....POR FAVOR PAREM ESTE HOMEM NO DIA 4!!!!!
  • alberto sousa
    23 set, 2015 portugal 18:20
    Não morro de amores pelo Passos mas que alternativas o homem teve? Bater o pé como os gregos e ter o mesmo triste fim? A política europeia é como um jogo de xadrez e o primeiro ministro português, seja qual for, não passa de um mero peão. Por isso prefiro um "peão" que já saiba jogar do que um "milagreiro" que promete mundos e fundos com receitas que já demonstraram no passado não dar resultados. É que podem rodar e girar o que quiserem mas, economicamente falando, estamos dependentes de terceiros e é preciso saber lidar com eles senão levamos, outra vez, com o pau pelas costas. E, falando em Costas, o do P.S. é alternativa a quê? A gastar milhões em procriação assistida por mulheres férteis mas que querem filhos sem pai? Ao fim das tx. moderadoras nos abortos que funcionam como contraceptivos? Ao fim das provas de acesso para professores para termos outra vez qualquer analfabeto a dar aulas aos nossos filhos? A voltarmos ao tempo do regabofe do betão só para encher os bolsos dos amigos? Enfim, ao despesismo incontrolado e imensurável a que nos habituaram os governos socialistas? Não, obrigado. Quando tenham alternativas sérias e honestas avisem-me.
  • mui(1)tos
    23 set, 2015 Paço de Arcos 17:52
    4 de outubro - dia dos intrujados escolherem os intrujões.
  • Obervador
    23 set, 2015 Fnc 15:30
    Contas, contos e pontos! Nas contas do défice para 2015, o de 2014 já sabemos que ficou ao nível do de 2011, nos primeiros seis meses do corrente fixou-se segundo os dados conhecidos nos 4, 7%, o que significa que matematicamente nos últimos seis meses de 2015 teria de 0,7%. O défice de 2014 não tem impacto na dívida portuguesa, sobre os cidadãos, sobre os contribuintes será possível dizer tal? Não e mais à frente veremos! Serão 600M€ nas pensões e reformas ou para compensar os número subirão em flecha? Os portugueses não são masoquistas, muito menos perfilam o quanto mais me bates mais gosto de ti, como tal à primeira caíram, à segunda cairão apenas os que quiserem, o que significa que a coligação tem os dias, horas, minutos contados, mesmo que as sondagens (?!) digam o contrário!
  • Ao Eborense
    23 set, 2015 Lis 15:11
    Você identifica-se bem com o agricultor ribatejano Vigário que em tempos aplicou o "conto do Vigário" a outros seus conterraneos. Aí por Evora há que estar a pau! O seu lider Passos não faz melhor...
  • Sou social democrata
    23 set, 2015 Port 15:03
    E apelo aqui a todos os que se revêem na social democracia que desta vez, Votem Útil no PS para corrermos com um falso e mentiroso social democrata que domina e começa a destruir o PSD de Sá Carneiro e de outros que com ele se identificavam como verdadeiros sociais democratas.
  • Farto!
    23 set, 2015 Lis 14:32
    De um mentiroso compulsivo cada vez mais refinado. Continuem a acreditar nesta especie de Coelho mas depois não se queixem. É o prototipo do conto do Vigário, mas mais refinado. Sabe que está a mentir mas convence-se a ele proprio que fala verdade.
  • Eborense
    23 set, 2015 Évora 14:24
    Inteiramente de acordo. Se o défice tivesse subido devido ao aumento de salários, ou melhor, devido à reposição dos salários e das reformas que o Sr. nos roubou é que era preocupante, mas como se trata de injeção de capital público num banco privado, isso não é relevante. Bem haja Dr. Passos Coelho. Não gosto de homens, à exceção do meu pai, mas cada vez gosto mais de si.

Destaques V+