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Carros poluem sem controlo em Portugal?

25 set, 2015 - 10:24 • Henrique Cunha

ANECRA admite já ter ouvido falar de oficinas que retiram filtros de carros a diesel, mas diz que não conhece nenhuma. No que toca ao escândalo das alterações das emissões de gases no Grupo Volkswagen, fabricante divulga esta sexta-feira o número e as marcas de veículos afectados.

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A Associação Nacional de Concessionários e Revendedores Automóveis (ANECRA) diz ter conhecimento de rumores que apontam para o recurso de algumas oficinas a um esquema ilegal que consiste na retirada de filtros de partículas de carros a diesel, o que faz aumentar os níveis de poluição.

Os filtros são obrigatórios nos carros a gasóleo posteriores a 2005 e uma peça que custa centenas de euros. Nos veículos com maior utilização urbana, o filtro tem maior probabilidade de avariar, pelo que alguns proprietários pedem, alegadamente, ao mecânico para desligar o filtro. A consequência directa é o aumento de emissões poluentes.

Segundo o “Jornal de Notícias” desta sexta-feira, a adulteração desta peça não é detectada na inspecção automóvel, o que leva a crer que se polui sem controlo em Portugal.

À Renascença, o vice-presidente da ANECRA, Alexandre Ferreira, admite que já “ouviu falar do assunto”, mas não assume que os seus associados recorram a este tipo de infracção. Nega ainda “conhecer oficinas que se dediquem a tal prática”, mas reconhece que “se diz que isso possa estar a acontecer em determinadas circunstâncias”.

A Renascença procurou um comentário da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), mas ainda sem sucesso.

Escândalo Volkswagen “põe em causa sector automóvel”

A denúncia da retirada de filtros dos carros a diesel acontece numa altura em que está nas bocas do mundo o caso da Volkswagen. A marca alemã deverá divulgar esta sexta-feira o número total de veículos e as marcas afectadas, bem como os países onde foram vendidos.

Volkswagen, BMW, Seat e Audi estão entre os modelos alterados.

Desde que estalou o escândalo das alterações das emissões de gases no grupo automóvel. foram registados 11 milhões de veículos a gasóleo com procedimentos ilegais.

A ANECRA declara-se muito preocupada, “porque tudo isto reforça as notícias oriundas do problema detectado junto da Volkswagen”, o que “põe em causa o sector automóvel e a sua credibilidade”.

Em Portugal, espera-se para ver que efeito terá o escândalo. Ao “Diário Económico”, o ministro da Economia, Pires de Lima, garante que o país vai controlar os carros do gigante alemão, existentes em solo nacional.

O Governo diz estar em contacto com o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) para perceber as implicações da fraude nos veículos que circulam nas estradas nacionais. Mas esta sexta-feira de manhã, o presidente do IMT, Paulo Andrade, não esteve disponível para explicar à Renascença como será feito esse controlo e inspecção.

Comentários
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  • vitor
    04 set, 2016 Lisboa 11:53
    A raiz do problema está nas marcas, vendo-se forçadas a diminuir a poluição dos automóveis começaram a utilizar estratagemas para poder fazê-lo sem grandes custos. O filtro de partículas funciona na limpeza do ar, mas o carro vais gastar mais combustível (Cerca de 1 litro aos 100km ) vai acrescer as emissões do mesmo veiculo e não é contabilizado nas medições . Para mais em grande parte dos modelos degrada o óleo fazendo os proprietários em certos casos trocar de lubrificante tão frequente como 2000km, cerca de 10x mais que o anunciado pelo construtor e o óleo também é um grande poluente, mais uma vez não contabilizado pois não era suposto acontecer. Por ultimo e não menos importante problema está as regenerações que fazem a queima das partículas esporadicamente, quem já foi atrás de um carro a regenerar sabe bem a poluição que faz e essa poluição também não é considerada oficialmente. As marcas passaram para o utilizador a factura da manutenção dos sistemas tanto em combustível como óleo e manutenção na oficina, aumentado assim os seus lucros, e como é óbvio as pessoas vão procurar a solução mais em conta que passa pela remoção do filtro. Essa remoção é proposta por um valor de cerca de 300€ que é definitiva, o que equivale a uma simples deslocação a uma oficina para fazer uma regeneração forçada (que é bastante frequente em pessoas que usam o carro frequentemente em pequenos percursos) e terá de ser efectuada sempre que o filtro não consegue desentupir automaticamente.
  • Retire o seu FAP
    01 mar, 2016 Moita 11:40
    Retire o seu filtro de particulas na nossa oficina http://fapoff.pt/solucao-fapoff/
  • OVERLORD
    01 out, 2015 Covilhã 11:25
    O Sr. Alexandre Ferreira deve viver noutro planeta. Só não sabe de oficinas que procedem á remoção do filtro de partículas quem o prefere ignorar.
  • Tuga
    29 set, 2015 Lisboa 18:05
    Eu tenho um carro do grupo VW no qual me acendeu a luz do filtro de particulas. Ora, se o filtro, bem como a Válvula EGR que faz parte desse sistema de redução de emissões está concebido para uma utilização com base nas emissões anunciadas pelas marcas para um determinado numero de Kms, com esta adulteração, que segundo percebi, produz 30 ou 40 vezes mais emisões, então, quer o filtro de particulas, quer a Válvula EGR vão ter uma duração 30 ou 40 vezes menor....... Será que quando chamarem os carros á fábrica vão também substituir o filtro e a Válvula? E o que vão fazer aos muitos que já pagaram as tais muitas centenas de euros para substitui-las? Como consumidores lesados, seria bom que também começássemos a pensar nisso.....
  • Dude
    29 set, 2015 Castelo Branco 10:04
    Os filtros de partículas só são obrigatórios desde 2010 e não de 2005, como noticiado!
  • Pedro Branco
    26 set, 2015 Minde 09:24
    a sério? http://fapoff.pt/
  • Joao Prates
    26 set, 2015 Moita 04:42
    A hipocrisia tem limites, mas a malta dá uma ajuda, já que não sabiam, ficam a saber meus senhores: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/6512.aspx Vêm como é fácil? Sem gastar dinheiro, sem investigação nenhuma, sem policias nem inspectores... basta o tio google... cambada de incompetentes!
  • João
    25 set, 2015 Coimbra 15:13
    ANECRA, para que serve mesmo? Se não tem conhecimento deve ser extinta. Só tachos!
  • JoMa
    25 set, 2015 Braga 15:13
    Concordo que, cada vez mais, devemos preocupar-nos com o meio ambiente e que isso deveria ser um atitude geral; acontece que as mentalidades não se mudam facilmente e quando isso representa um dispêndio de dinheiro - e diga-se bem avultado no caso dos FPA - torna-se pior ainda. Poder-se-à resumir a ideia a isto: O indivíduo A tem um automóvel de 2004 e o seu vizinho (o indivíduo B) tem o mesmo modelo mas de 2006. Se o indivíduo A pode circular com ele por onde bem entende, o indivíduo B, fazendo o mesmo tipo de utilização, acha (com alguma legitimidade, diga-se) que não deve estar sujeito a uma despesa extra de um filtro de partículas, até porque o carro anda na mesma sem ele. Se há ecopontos há vários anos por aí espalhados e mesmo assim são inúmeras as pessoas que não reciclam o lixo, a custo praticamente zero, que fará com o FPA que lhes sai do bolso. Há quem diga aqui que há um lobby associado a está questão, não sei se será bem isso. Parece-me haver maior lobby no preço astronómico que eles pedem por esta bodega - que pode perfeitamente ultrapassar os 1000 euros e que é facilmente perecível. Será que se justifica valor tão alto quando todos os carros diesel têm que levar um? Provavelmente, se ao invés de várias centenas, custasse várias dezenas, quiçá houvesse menos prevaricadores.
  • Alvito
    25 set, 2015 Alvito 14:43
    Muito bem Portuga não há qualquer dúvida que os jarnalistas da imprensa "especializada" comem do mesmo prato que as marcas de autos.Veja-se o caso do auto-hoje que em tempos idos, fez um trabalho rigoroso em relação ao peugeot 306,no que concerne á suspensão traseira que era muito instável e o que aconteceu? Não queriam ceder mais algum carro para testes futuros porque, foram verdadeiros no trabalho que fizeram.Agora o Auto-hoje é mais um "cãozinho" fiel que só diz bem da peugeot.Veja-se um exemplo mais que exemplar.Esta semana assim como todas as anteriores semanas, tanto o auto-hoje como o auto-foco só publicam artigos da imprensa alemã.E ainda por cima só carros de segmentos de acordo com a bolsa portuguesa isto é: Audis,bmws e mercedes benz. Tristeza de como sabemos só ser lacaios de países que não nos querem nada bem e que aos seus olhos, somos vistos como povo menor.Aprendamos dume vêz por todas deixemo-nos de ser lacaios da "europa unida" que é uma coisa para inglês ver!!!

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