Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Previsão do Governo. Sobe para 35% o valor de devolução da sobretaxa

25 set, 2015 - 16:48

Síntese da Execução Orçamental aponta para um novo recorde no encaixe de impostos em Agosto. Há um aumento da receita fiscal em 1.300 milhões de euros comparando com o mesmo mês do ano passado.

A+ / A-

Se o ano terminasse agora, em 2016 os contribuintes receberiam de volta 35% da sobretaxa de IRS. É a previsão feita no relatório da Direcção-geral do Orçamento.

"Relativamente à evolução do crédito fiscal da sobretaxa até Agosto de 2015, caso o crescimento de 4,7% da soma das receitas de IRS e de IVA verificado até Agosto de 2015 se mantenha até ao final de 2015, o crédito fiscal será de 35,3%, o que corresponderá a uma sobretaxa efectiva de 2,3% (em vez de 3,5%). A partir de hoje, dia 25 de Setembro, está disponível para consulta no portal das finanças a actualização da evolução", lê-se no documento.

De acordo com a Síntese da Execução Orçamental, divulgada esta sexta-feira, o Estado bateu um novo recorde no encaixe de impostos no mês de Agosto: Um aumento da receita fiscal em 1.300 milhões de euros comparando com o mesmo mês do ano passado.

Desde o início do ano, já foram arrecadados mais de 25 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 5, 5% em comparação com 2014.

Até Agosto - a quatro meses das contas ficarem fechadas - já entraram nos cofres receitas fiscais superiores às que estavam previstas para todo o ano de 2015. Estes valores constituem um bom indicador para os contribuintes, uma vez que se confirma que irão receber, no próximo ano, parte da sobretaxa que lhes foi aplicada.

O Ministério das Finanças destaca o crescimento do IRC, do IVA, dos impostos sobre os produtos petrolíferos, imposto sobre veículos e imposto único de circulação.

Já o IRS, o Estado confirma que caiu 0,1% no período homólogo.

É da conjugação das receitas de IRS e IVA que depende a percentagem da sobretaxa, que será devolvida aos contribuintes no próximo ano.

Passos Coelho: “Valor da devolução da sobretaxa não está fechado”

O primeiro-ministro rejeita as acusações de eleitoralismo por causa da devolução da sobretaxa de IRS e avisa que o valor ainda não está fechado. Vai ser preciso esperar até ao final do ano.

“Só a 31 de Dezembro deste ano é que podemos saber quanto será devolvido, porque só no final do ano é que serão feitas as contas [nesta altura há uma estimativa]. Todos os meses as pessoas têm agora a possibilidade de ir a um simulador e ver, em função do que vai sendo a execução dos impostos, mês a mês, em quanto é que pode ser essa devolução”, disse Passos Coelho, durante uma acção de campanha em Espinho.

“O mês passado [Julho] ela apontava para cerca de 25%, em Agosto aponta para cerca de 35,6%, mas este valor não é fechado. Não é uma promessa, não é um anúncio para as eleições, é uma coisa que todos os meses as pessoas podem seguir até ao final do ano, para saber o que pode acontecer em matéria de devolução. E a minha expectativa, dada a evolução dos imposto, da receita fiscal, no IVA e do lado do IRS, que nós conseguiremos até ao final do ano ter fechado um valor de devolução muito significativo”, sublinhou.

Confira aqui as reacções à previsão para a sobretaxa de IRS

[notícia actualizada às 19h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alex Gallo
    28 set, 2015 Lisboa 04:27
    PAF Palhaçada Altamente Fascista..... Vão nos devolver o dinheiro que nos tiraram enquanto dão milhões à banca e aumentam a dívida e o número de pobres.. Ah metam a sopinha no.... deixo à imaginação
  • Paulo
    26 set, 2015 vfxira 14:05
    Mas depois de ter mentido tanto aos portugueses,desde o 1º dia da campanha depois de sícrates ter saído,mal chegou ao governo,fez tudo o que dizia que não fazia,vendeu tudo o que pode no país,amentou a carga fiscal ao máximo,tirou rendimento ás pessoas,fez com que o desemprego diaparasse,convidou os jovens a emigrar,aumentou o défice do país etc etc....será que ainda há alguém que confie nesta coligação? só os do partido psd cds,certamente.Portugal precisa de novas politicas,de gente que lute pelo país e por este povo sofrido há tantos anos.É hora de mudança e de dizer BASTA.
  • Ricardo Santana
    25 set, 2015 Covilha 23:09
    Até dia 4 o Passos ainda me há-de prometer que me vem lavar os dentes.
  • Ena...até dia 4 ainda chegam aos 50%..quem dá mais?
    25 set, 2015 Lisboa 20:58
    Depois de tudo o que está à vista, ainda têm a lata de vir com estas verborreias, continuando a atentar contra a inteligência das pessoas. Gabam-se dos resultados, depois de terem aumentado os impostos da forma ultrajante como aumentaram? É preciso ter lata!!!...Os resultados, a serem verdade, o que eu honestamente não acredito (devem sofrer do mesmo mal que as sondagens), já deviam ter aparecido há muito tempo e deviam ter sido muito superiores. Qual é a duvida? Se o PS tivesse feito o mesmo (aumentado os impostos de forma ultrajante), o défice do PS, que esta direita tanto gosta de falar, teria sido obviamente muitíssimo mais baixo. Mas Portugal teria ficado na miséria em que hoje se encontra, o que para muitas famílias é irreversível. Foi isso que o PS não quis fazer na altura. E, ainda, na contabilidade do défice do PS, estão, entre outos, os submarinos, que a coligação finge que nunca existiram...Penso que não é necessária uma máquina de calcular para se fazerem contas. RUA dia 4!, Destruíram Portugal, esta coligação do irrevogável. É hora de dizer basta, com um voto útil no PS!
  • Estão desesperados
    25 set, 2015 st 18:57
    Já não sabem o que hão-de prometer. Qualquer dia até prometem uma viagem à lua, para sairmos da nossa zona de conforto, que eles ocupam de seguida. Isto é o descaramento e a falta de decoro, totais.
  • Não atormentem mais
    25 set, 2015 Lx 18:52
    A nossa inteligencia! Basta!
  • Este desgoverno
    25 set, 2015 Lx 18:26
    Em vez de escutar o que diz o Papa Francisco, e seguir os seus designios, actua precisamente ao contrario. Deviam ter vergonha dos 2 milhões de pobres e das crianças em risco de pobreza, que ajudaram a criar com a economia de "sucesso" com que nos lavam o cerebro. É esta politica economica que o Papa denuncia, mas a hipocrisia deste governo leva-o a não dar importância. Livrem-nos desta gente sem escrupulos!
  • Previsões deste governo
    25 set, 2015 Port 18:17
    Não são para levar a serio. Ao longo de 4 anos nem uma previsão que afirmavam foi cumprida! Trupe de mentirosos e de demagogos! Vão deixar este país de rastos. Até são capazes de vender a alma ao diabo para nos enganarem. Impostores!
  • Pois! Pois!
    25 set, 2015 Pt 18:11
    Nunca supus haver um governo de vendedores de banha de cobra! E o mais grave é que estão apoiados em alguns media que os promovem. Antes das eleições são uns mãos largas e já nem se importam com o despesismo. A seguir às eleições, se as ganhassem, viriam os cortes e nada davam. Cuidado que estes instrujões, tipo conto do vigário, estã a referir-se a eventual devolução em 2016! Nada dist é certo!
  • Pois! Pois!
    25 set, 2015 Pt 18:07
    Nunca supus haver um governo de vendedores de banha de cobra! E o mais grave é que estão apoiados em alguns media que os promovem. Antes das eleições são uns mãos largas e já nem se importam com o despesismo. A seguir às eleições, se as ganhassem, viriam os cortes e nada davam. Cuidado que estes instrujões, tipo conto do vigário, estã a referir-se a eventual devolução em 2016! Nada dist é certo!

Destaques V+