28 set, 2015 - 10:32
Um porta-voz da Audi revelou que 2,1 milhões de carros da marca também foram equipados com software, que falseia os testes de emissões de gases poluentes.
Na Europa Ocidental há 1. 42 milhões de veículos com aquele sistema VW, 577 mil dos quais na Alemanha e 13 mil nos Estados Unidos, contabilizou a mesma fonte.
Os modelos afectados por este software, são o A1, A3, A4, A5, A6, TT, Q3 e o Q5.
A Volkswagen admitiu, na passada semana, que 11 milhões de seus carros a diesel em todo o mundo estão equipados com um software capaz de enganar os testes oficiais de poluição, depois da Agência de Protecção do Meio Ambiente norte-americana ter acusado a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes.
Os Estados Unidos anunciaram que vão reforçar a fiscalização dos carros a gasóleo após o grupo Volkswagen ter utilizado dispositivos para falsear os testes de emissões de gases poluentes.
Suspensões na Audi e Porsche
O escândalo das emissões de gases poluentes continua a ter repercussões. Depois da saída do presidente, a empresa decidiu suspender de funções os responsáveis pela investigação e desenvolvimento da sede do grupo, da Audi e da Porsche.
A notícia é avançada, esta segunda-feira, pela agência Reuters e surge depois de o jornal alemão “Bild” ter garantido que, em 2007, a Bosch tinha avisado a Volkswagen de que o software utilizado para manipular as emissões de gases poluentes só podia ser utilizado em provas e não para o uso continuado em estrada.
Na sexta-feira, o conselho de supervisão da empresa concordou em colocar alguns funcionários de baixa compulsiva até que o caso da falsificação dos valores das emissões seja esclarecido. Não foram, contudo, avançados nomes.
A Volkswagen anunciou a nomeação de Matthias Mueller, actual presidente da Porsche, como novo presidente executivo do grupo após a demissão de Martin Winterkorn.
A marca sublinha que os seus carros estão seguros para circular,
garantindo estar a trabalhar para encontrar uma solução técnica para os veículos
afectados, o mais rapidamente possível, e apresentá-la ao regulador.