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Volkswagen manda recolher os 11 milhões de carros com software fraudulento

29 set, 2015 - 12:18

Grupo alemão falseou as emissões poluentes em veículos a diesel.

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A marca alemã Volkswagen vai recolher os 11 milhões de carros a diesel com software, que falseava o desempenho dos motores relativamente às emissões poluentes.

O novo administrador do grupo, Matthias Mueller, revelou que os carros equipados com o dispositivo vão ser chamados à oficina. Os clientes vão ser contactados nos “próximos dias”.

Segundo os analistas, esta operação terá um custo de cerca de 6,5 mil milhões.

A Renascença já tentou saber junto da SIVA, a representante da marca em Portugal, se há portugueses nesta lista, mas ainda aguarda uma resposta.

A VW sublinha que os seus carros estão seguros para circular, garantindo estar a trabalhar para encontrar uma solução técnica para os veículos afectados, o mais rapidamente possível, e apresentá-la ao regulador.

Na sequência do escândalo, o Ministério dos Transportes japonês quer que a Toyota, Nissan, Mazda e a Mitsubishi Motors verifiquem se os carros respeitam as normas de emissões. Foi-lhes dado até sexta-feira para apresentarem um relatório.

O grupo Volkswagen em Espanha suspendeu, por tempo indeterminado, a venda de veículos da Audi, da Seat, da Skoda e da própria Volkswagen. A decisão aplica-se aos automóveis com motores diesel manipulados e é avançada esta terça-feira pelo jornal “El Mundo”.

Entretanto, a Audi, a Skoda e Seat já admitiram ter veículos em todo o mundo equipados com o software ilegal.

A 18 de Setembro, a Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros).

Dois dias depois, a VW reconheceu ter falseado os dados em 11 milhões de veículos. Na semana seguinte, o presidente executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, pediu a demissão e, na sexta-feira passada, a empresa anunciou a nomeação de Matthias Mueller, presidente da Porsche, como novo presidente executivo do grupo.

"Gap" noutras marcas

Um estudo revela "abismo" entre testes anti-emissões e desempenho real dos carros.

A investigação, da autoria da European Federation for Transport and Environment (AISBL), entidade que trabalha com a Comissão Europeia, foi divulgado segunda-feira pelo “Dinheiro Vivo”, revela que a Volkswagen "é ponta do iceberg" e que a "Mercedes, BMW e Peugeot distorcem dados".

O diário online reforça ainda que a Volkswagen "foi a primeira a ser descoberta, mas está longe de ser a única gigante da indústria automóvel a manipular os testes de emissões de gases poluentes".


Comentários
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  • Tuga
    29 set, 2015 Lisboa 18:09
    Eu tenho um carro do grupo VW no qual me acendeu a luz do filtro de particulas. Ora, se o filtro, bem como a Válvula EGR que faz parte desse sistema de redução de emissões está concebido para uma utilização com base nas emissões anunciadas pelas marcas para um determinado numero de Kms, com esta adulteração, que segundo percebi, produz 30 ou 40 vezes mais emisões, então, quer o filtro de particulas, quer a Válvula EGR vão ter uma duração 30 ou 40 vezes menor....... Será que quando chamarem os carros á fábrica vão também substituir o filtro e a Válvula? E o que vão fazer aos muitos que já pagaram as tais muitas centenas de euros para substitui-las? Como consumidores lesados, seria bom que também começássemos a pensar nisso.....
  • Ricardo Vitória
    29 set, 2015 Povoa de santa iria 15:36
    Eu tenho um VW que tem esse motor mas não foi comprado na vw como vou fazer?
  • Lígia Silva
    29 set, 2015 Nogueira do Cravo 14:12
    Vigaristas, que me venderam um Golf com defeito de fabrico no motor e ainda tiveram a coragem de me dizer que, mesmo reconhecendo que era um problema de fabrico, a marca não assumia. Tive que mandar reparar o motor por minha conta num carro com menos de 5 anos!!
  • Jo
    29 set, 2015 Portimão 13:37
    Eu tive um VW golf e foi um espetáculo de carro. Como é que esta empresa, embarcou nesta desonestidade. Por os números de carros que vão ter que chamar para os porem nos valores normais, vai ser a falência.
  • Rui Alves
    29 set, 2015 Sintra 13:24
    As marcas Volkswagen, Audi, Seat y Skoda pediram a todos os seus concessionários em Espanha que interrompessem temporariamente as vendas dos carros com motores manipulados por causa das emissões de monóxido de carbono. Em caus, adianta a imprensa espanhola, estarão cerca de 3.320 veículos em stock nas concessionárias. Numa circular enviada a todos os concessionários, na segunda-feira de manhã, o grupo Volkswagen adianta-se ao Ministério da Indústria, que preparava uma medida proibitiva da venda dos veículos manipulados, à semelhança do que já acontece na Suíça, em Itália ou nos Estado Unidos.

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