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Governo cria grupo de trabalho para acompanhar escândalo na Volkswagen

30 set, 2015 - 16:23

Ministro da Economia tranquiliza os consumidores portugueses que tenham adquirido um veículo da marca alemã com kit fraudulento instalado para as emissões poluentes.

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O Governo decidiu criar um grupo de trabalho para assegurar a monitorização do caso de fraude com emissões dos carros do grupo Volkswagen, anunciou esta quarta-feira o ministro da Economia, Pires de Lima.

O grupo de trabalho será composto pelos secretários de Estado da Inovação, Transportes e do Ambiente e onde se inclui técnicos do IMT e da Agência do Ambiente, para coordenar e "assegurar a monitorização das acções" decorrentes da fraude de Volkswagen, disse o governante.

Pires de Lima falava aos jornalistas após a última reunião do Conselho da Indústria desta legislatura.

O ministro disse ainda querer "tranquilizar" os consumidores portugueses que tenham adquirido um veículo da marca alemã com kit fraudulento instalado para as emissões poluentes.

"Não é responsabilidade, não é sobre estes detentores de veículos que vai recair o custo", disse.

Há em Portugal 94.400 veículos a gasóleo do grupo Volkswagen equipados com o software que manipula as emissões poluentes, de acordo com números avançados pelo representa SIVA.

Das marcas distribuídas pela SIVA, a Volkswagen tem a maior fatia de veículos equipados com o software que altera os valores das emissões poluentes: 53.700 veículos. A Audi tem mais de 31.800 unidades e a Skoda 8.800.

Em todo o mundo, haverá 11 milhões de viaturas com o programa que manipula as emissões de gases.

A Associação de Defesa do Consumidor alerta o Governo para o problema que foi colado ao país pela construtora alemã Volkswagen ao falsear o nível das emissões poluentes dos seus carros a diesel. Em causa, sobretudo, está o dinheiro que deixou de entrar nos cofres públicos, uma vez que os automóveis mais poluentes estão sujeitos a uma carga fiscal mais pesada.

Já a Quercus considera que a União Europeia deve avançar com uma investigação alargada sobre os novos veículos da Volkswagen colocados no mercado e apelou à rápida adopção de testes de emissão transparentes, na sequência do escândalo.

Comentários
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  • rosinda
    30 set, 2015 palmela 23:13
    a uniao europeia deve avançar com uma investigaçao mas nao pode andar so em cima do grupo volkswagen existem muitas marcas de carros!
  • Marco
    30 set, 2015 ParabensAWW 21:59
    A ww chiba-se dela própria a alta velocidade de seguida assume todos os custos e mais alguns à velocidade da luz o prejuízo pode ir para alem dos 200 mil milhões de euros, vai haver despedimentos e fecho de unidades não tenham duvidas, eles nestas coisas do ambiente atrapalham-se sempre, esta historia é igual aquela do velhote que queria plantar oliveiras num terreno de eucaliptos mas a mulher não o deixava porque os eucaliptos apesar de darem muitas dores de cabeça era o único sustento e era garantido mas como a fé move montanhas o velhote decidiu puxar o fogo a tudo contra a vontade da mulher, andaram 2 anos a passar fome e hoje felizes da vida, maldita a hora que não foi antes.

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