01 out, 2015 - 13:05
Em Agosto, a dívida pública atingiu os 229 mil milhões de euros, mais 3,3 mil milhões do que no final do ano passado e mais 2,2 mil milhões do que em Julho.
Os números são do Banco de Portugal, que reviu assim em alta a dívida pública no final de 2014 em cerca de 0,5 mil milhões de euros.
Esta revisão não tem alterações ao nível da percentagem do PIB, ou seja, a dívida pública continua a ser 130% do Produto Interno Bruto nacional.
O banco central explica que estas revisões correspondem à inclusão dos montantes associados aos contratos “no âmbito de derivados financeiros para cobertura de risco de taxa de juro e cambial” (swaps), geridos pelas administrações públicas.
O aumento da dívida pública face ao final do ano anterior, resulta das emissões líquidas de títulos e ao aumento das responsabilidades por depósitos, nomeadamente Certificados de Aforro e do Tesouro.
Por outro lado, registou-se uma redução de empréstimos por via da amortização antecipada dos empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e uma redução de depósitos da administração central.
[Título corrigido às 14h13]