01 out, 2015 - 18:08 • João Carlos Malta
Apesar do mega-escândalo que atingiu a Volskswagen (VW), a marca alemã continua a crescer no mercado nacional. Em Setembro, já durante o período em que foi descoberta a fraude na emissão de gases, o crescimento de vendas foi de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em Espanha a subida percentual foi idêntica.
A possível crise reputacional parece ainda não ter afectado a VW, que é a segunda mais vendida no mercado português nos primeiros nove meses do ano. Aliás olhando para as vendas da Volkswagen até Setembro, vemos que o crescimento é ainda maior. As contas da ACAP apontam para mais 29%, na comparação com os três primeiros trimestres de 2014, num total de mais de 13 mil unidades vendidas.
Também a Audi, marca do grupo VW, está a aumentar as vendas em Portugal. Foram mais 199 carros vendidos em Setembro deste ano, do que no mesmo mês do ano passado, num total de 711 unidades. A Skoda também está a aumentar as vendas.
Só a Seat, do grupo Volkswagen, cai no mês que agora terminou. Vendeu menos 27 carros no período em análise e reduz as vendas em 7,5%.
Mercado nacional cresce 29%
O mercado automóvel continua a linha ascendente durante este ano. Até Setembro deste ano, venderam-se mais 30 mil carros em Portugal, do que no mesmo período do ano passado. Um crescimento de 30%. O mesmo crescimento percentual comparativo se analisarmos só Setembro de 2015 e Setembro de 2014.
O mercado nacional é liderado pela Renault, secundada pela Volkswagen. A Peugeot fecha o leque das três marcas mais vendidas em Portugal.