Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Orçamento. Bruxelas vai enviar carta a Lisboa a lembrar procedimentos

21 out, 2015 - 13:32

Portugal tem mesmo de apresentar um plano orçamental para 2016 e já está em incumprimento.

A+ / A-

A Comissão Europeia está em contacto com as autoridades portuguesas para tentar resolver o “problema” do atraso na entrega do esboço de plano orçamental para 2016.

Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, o vice-presidente responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, afirmou que Bruxelas vai enviar uma carta a Lisboa a lembrar os procedimentos e a pedir que seja enviado um esboço do plano orçamental.

"Estamos em contacto estreito com as autoridades portuguesas, porque o prazo para submeter o esboço do plano de Orçamento pelos Estados-membros era 15 de Outubro. Portugal falhou esse prazo. Vamos agora enviar uma carta às autoridades a sublinhar a necessidade de respeitar as regras existentes e de submeterem o esboço do plano orçamental", anunciou.

Dombrovskis lembra que o plano definitivo pode chegar atrasado, mas que as autoridades portuguesas têm de enviar já um esboço com um cenário de políticas inalteradas.

Portugal falhou o prazo de 15 de Outubro para entregar o documento, tendo argumentado que tal não faria sentido uma vez que ainda não existe um novo Governo formado.

Bruxelas admite atrasos, mas não aceita o incumprimento das regras. Valdis Dombrovskis admite, por isso, que “não está excluída” a hipótese de o executivo comunitário tomar medidas para solucionar o problema.

Portugal não é o primeiro Estado-membro a ter eleições pouco antes do prazo para enviar um plano orçamental. Fonte comunitária citada pela agência Lusa lembra que tal já sucedeu com a Alemanha, a Áustria, a Hungria e com a Letónia.

O que nunca tinha sucedido era um Estado-membro não entregar qualquer documento até à data limite de 15 de Outubro e a Comissão não quer abrir um precedente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    22 out, 2015 vfxira 14:24
    No destinatário,não se esqueçam de pôr PORTUGAL.
  • José Santos
    22 out, 2015 Lisboa 13:18
    Assim é a "desgovernação" deste país. Qual será a desculpa desta vez? Ou também fizeram "birrinha"? Já que não nos põem no governo, também não despachamos o que é necessário, a tempo e horas. Somos governados por garotos. Mas para fazerem despesa e agravarem mais o estado deste país, não se coíbem nem se esquecem.
  • Pedro
    21 out, 2015 Beja 15:49
    Digam à Merkel par mandar os panzers.
  • Paulo
    21 out, 2015 vfxira 15:07
    A união europeia,sabendo o que se está a passar ,que ainda não há um governo ,é indecente esta pressão,o que mostra bem o que esta união é.Um dia voltaremos a ser livres e soberanos.
  • Gravatas
    21 out, 2015 Coimbra 14:58
    Ai !!, vocês não sabem?, em portugal é normal os responsáveis não respeitarem os procedimentos...os mesmos só contam para tramar o Zé povinho!!
  • Burro sou Eu
    21 out, 2015 Bruxelas 14:34
    Na verdade o que esta UE rica e ultra néo liberal quer é o OE 2016 do PPD/CDS (elementar meus caros)!

Destaques V+