Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo quer manter reposição de 20% nos salários da função pública e sobretaxa a 2,6%

04 nov, 2015 - 19:04 • Paula Caeiro Varela

Ideia do Executivo é evitar derrapagens nas contas tendo em conta o atraso na aprovação do Orçamento do Estado.

A+ / A-

O Governo prepara-se para aprovar esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um conjunto de medidas para travar derrapagens das contas públicas já em Janeiro do próximo ano.

Sem Orçamento do Estado, algumas medidas caem automaticamente a 31 de Dezembro, incluindo a sobretaxa de IRS e os cortes nos salários da função pública.

Para evitar a queda da receita, apurou a Renascença, o Executivo prepara-se para avançar com iniciativas que mantenham as medidas.

No caso da sobretaxa do IRS mantém-se, mas com a redução prevista de 3,5% para cerca de 2,6% em 2016. Já no caso dos salários da função pública a proposta prevê repor 20% dos cortes realizados.

Ao que a Renascença apurou, há mais medidas neste pacote, como a manutenção da contribuição extraordinária das empresas de energia (EDP e REN).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+