25 nov, 2015 - 02:09 • Ana Carrilho
Todos os anos, cerca de três mil portugueses fazem tratamentos médicos, sobretudo na área de oncologia, na Clinica Universidad de Navarra, em Espanha.
Parte integrante da Universidade de Navarra, propriedade da Igreja Católica, esta é uma das unidades que integra o Plano de Turismo de Saúde do Reyno de Navarra e que foi apresentado esta terça-feira, em Lisboa.
É uma das apostas do turismo espanhol para os próximos anos. Um “nicho de mercado” que vale 7 mil milhões de euros em todo o mundo e 500 milhões de euros por ano em Espanha. Valores que “nuestros hermanos” querem duplicar nos próximos cinco anos.
O património arquitectónico, a natureza, as festas tradicionais – como as de San Firmin, em Pamplona – e a gastronomia são cartões de visita de Navarra, mas esta região do norte de Espanha também quer captar cada vez mais visitantes e assumir-se como um destino estrela de turismo médico e de saúde.
Inâki Martinez de Virgala, director de promoção de Turismo de Navarra, assume que este é um tipo de turismo acessível apenas a algumas bolsas mais recheadas porque os exames, tratamentos e intervenções cirúrgicas são caros. Mesmo assim, alguns portugueses já usufruem deles em condições mais favoráveis através de uma seguradora.
No caso da Clínica Universidad de Navarra, um hospital de ensino sem fins lucrativos, 60% dos portugueses que lá chegam procuram soluções para os seus problemas oncológicos. Jaime Arellano, director de marketing da clinica, revela que têm uma das taxas mais elevadas de remoção de tumores cerebrais com sucesso a nível europeu. Atrás dos espanhóis, os portugueses e os britânicos são os que mais procuram os serviços desta unidade.
Após a fase de internamento ou se não precisarem dele, os viajantes podem passear por aquela que é conhecida pela “Cidade Verde”, devido à sua ligação com a natureza e conhecer o património. Também os hotéis estão todos preparados para dar apoio especial a quem está em recuperação, garante Maite Somocurcio, directora de uma cadeia de hotéis.
A crise e o facto de a TAP ter deixado de assegurar a ligação directa Lisboa - Pamplona fizeram baixar o número de turistas lusos na região espanhola, mas as entidades de Navarra – governo e entidades privadas – querem inverter a tendência.
O ano passado Navarra bateu todos os seus recordes e recebeu mais de 1,2 milhões de turistas. O director de Promoção Turística da região mostra-se confiante na queda do recorde, novamente, este ano. E também conta com o contributo de Portugal.