Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministro garantiu a Bruxelas que Portugal vai respeitar metas do défice

07 dez, 2015 - 14:57

Mário Centeno estreia-se na reunião dos Ministros das Finanças da Zona Euro. O comissário europeu espera que Portugal demonstre "vontade e capacidade” de sair do procedimento do défice excessivo.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu ao presidente do Eurogrupo que Portugal vai respeitar as metas do défice. A revelação foi feita aos jornalistas, esta segunda-feira, por Jeroen Dijsselbloem.

Os dois estiveram reunidos, a anteceder o encontro do Eurogrupo, que decorre esta tarde em Bruxelas. Mas apesar das garantias recebidas, Dijsselbloem diz que vai esperar para ver. “Ele [o ministro] garantiu-me que vão respeitar as regras e os acordos orçamentais da Zona Euro. Isso para mim é muito importante. Cabe aos governos nacionais fazer as suas escolhas dentro destes constrangimentos. Vamos esperar para ver, quando virmos o Orçamento”, afirmou.

O presidente do Eurogrupo disse ainda que o projecto de Orçamento de Estado português para 2016 deve estar em Bruxelas no início do ano para ser discutido antes do envio para a Assembleia da República.

Dijsselbloem estimou que o documento será enviado para a Comissão Europeia para "ser discutido no início do próximo ano na reunião do Eurogrupo", notando que o orçamento terá que estar na Assembleia da República a "meio de Janeiro".

"Antes tem que haver uma discussão em Bruxelas e só depois a votação final no parlamento português", precisou o responsável, que quis "sublinhar a importância de seguir a ordem correta".

Pede-se “vontade e capacidade”

O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros disse esperar que Portugal demonstre a "vontade e a capacidade de sair do procedimento do défice excessivo".

À entrada para a estreia do ministro das Finanças, Mário Centeno, frente aos seus homólogos da Zona Euro, Pierre Moscivici reafirmou a necessidade de Portugal apresentar o projecto de Orçamento de Estado para 2016.

Nesse esboço das contas públicas deverá ficar "bem marcada a vontade e a capacidade de sair do procedimento do défice excessivo" do novo Executivo.

O Pacto de Estabilidade e Crescimento impõe um limite de 3% para o défice, estando previsto que Portugal abandone o Procedimento por Défices Excessivos este ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ferreira
    07 dez, 2015 Lisboa 18:47
    Coitado do Portas e do seu chefe o Passos que em cada dia que passa vêm as suas professias postas em causa, eles que tanto alarme tentaram criar. Os comunas não comem crianchinhas, não violam virgens, os mercados estão de tal maneira calmos e serenos que parecem bébés a dormir, os juros estão cada vez mais baixos, os donos da Europa confiam tanto ou ainda mais neste governo no que no governo deles, tudo está calmo e sereno enquanto toda a coligação roie as unhas até ao cotovelos. Mesmo assim o Portas e o seu chefe tentam pintar a manta pensando que todo o povo é estupido e que ainda alguém leva a serio o que eles dizem. Até onde chega o desespero e a mediocridade. Ainda não conseguiram perceber o que é que verdadeiramente aconteceu daí o papel confrangedor que estão a desempenhar.
  • Jorge Pereira
    07 dez, 2015 Lisboa 16:30
    "Nobody gonna take my car I'm gonna race it to the ground Nobody gonna beat my car It's gonna break the speed of sound It's a killing machine It's got everything Like a driving power big fat tires And everything I love it and I need it, I bleed it It's a wild hurricane Alright, hold tight I'm a highway star" - Deep Purple
  • Sugestão
    07 dez, 2015 Pt 16:11
    A todos que não se identificam com as tramanhas do anterior governo nem são os seus fanaticos apoiantes que deixem de utilizar o pasquim Diario Economico e o seu forum, deixando a falarem sozinhos os apoiantes do anterior governo. São uma vergonha os comentarios debitados.
  • Paulo
    07 dez, 2015 vfxira 15:38
    E ..... Bruxelas respirou de alívio!......

Destaques V+