Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Resolução do Banif foi “último recurso”, diz Banco de Portugal

23 dez, 2015 - 01:44

Carlos Costa defende que a solução permitiu proteger a estabilidade financeira e as poupanças dos clientes. Governador está disponível a colaborar com o Parlamento.

A+ / A-

Veja também:


A venda do Banif e a aplicação de uma medida de resolução foi a "solução de último recurso", afirma o governador do Banco de Portugal.

Num comunicado divulgado esta terça-feira à noite, Carlos Costa defende que a solução permitiu proteger a estabilidade financeira e as poupanças dos clientes.

"Face às circunstâncias e restrições existentes, a venda da actividade do Banif num quadro de resolução foi a solução de último recurso que permitiu salvaguardar a estabilidade do sistema financeiro nacional e proteger as poupanças das famílias e das empresas, bem como o financiamento à economia", escreve o governador.

Carlos Costa afirma que, neste processo, "o Banco de Portugal actuou no quadro do seu mandato e das suas competências".

Diz ainda que está "totalmente disponível para colaborar com a Comissão Parlamentar de Inquérito no apuramento de todos os factos".

O comunicado do governador do Banco de Portugal foi conhecido enquanto decorria uma audição no parlamento do ministro das Finanças, Mário Centeno, precisamente sobre o resgate ao Banif.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • indignada
    27 dez, 2015 lisboas 14:52
    É PRECISO TER LATA !! TUDO BEM ESCONDIDO ATÉ PASSAR AS ELEIÇÕES....AGORA OS BURACOS ESTÃO APARECER.. É LADRÃO ERA O OUTRO.

Destaques V+