03 jan, 2016 - 21:03
A angolana Unitel, controlada por Isabel dos Santos e que já detém 49,9% do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), quer adquirir mais 10% que estão nas mãos do BPI e passar a deter a maioria do capital.
Segundo informação disponibilizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora de telecomunicações angolana apresentou no último dia do ano passado "uma proposta firme" para a compra de acções representativas de 10% do capital e dos respectivos direitos de voto do BFA ao Banco BPI, que actualmente detém 50,1% do BFA.
"As acções serão adquiridas pelo montante global de 140 milhões de euros", lê-se num documento que acompanha a carta enviada pela administração da Unitel ao presidente e vice-presidente da comissão executiva do banco português, Fernando Ulrich e António Domingues, respectivamente.
A Unitel realçou que "esta proposta é firme e será válida até ao final do mês de Janeiro de 2016", acrescentando que se encontra "disponível para iniciar imediatamente um processo de negociação com vista à celebração dos contratos no mais curto espaço de tempo possível".