Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Preços do petróleo sobem com tensão entre Arábia Saudita e Irão

04 jan, 2016 - 08:32

A execução de um clérigo xiita pela Arábia Saudita provocou uma reacção veemente da parte do Irão, o que não agradou às autoridades sauditas. Embaixador iraniano tem 48 horas para deixar Riade.

A+ / A-

Os preços do petróleo subiram esta segunda-feira na Ásia depois de a Arábia Saudita ter cortado relações diplomáticas com o Irão, após a execução de um líder religioso xiita.

Pelas 2h30, o índice do barril de referência dos Estados Unidos (West Texas Intermediate – WTI), para entrega em Fevereiro, subia 48 cêntimos, ou 1,30%, para 37,52 dólares, e o barril de Brent, também para Fevereiro, valorizava 1,64% para 37,89 dólares.

"O petróleo começou o ano em recuperação, com os mercados asiáticos a reagirem a receios de que as tensões geopolíticas no Médio Oriente possam ameaçar o fornecimento de petróleo", afirmou Bernard Aw, da IG Markets de Singapura.

A Arábia Saudita cortou relações diplomáticas com o Irão no domingo e deu 48 horas ao embaixador iraniano para deixar o país. Isto depois de o regime de Teerão se ter queixado de forma veemente da morte de 47 xiitas naquele país, entre as quais Nimr al-Zamir, um imã xiita.

O líder supremo do Irão já afirmou que a Arábia Saudita enfrentaria "rápidas consequências" pela execução do clérigo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+