Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Notícia Renascença

​Descida do IVA na restauração à vista? Costa chama AHRESP a São Bento

21 jan, 2016 - 11:28 • Cristina Nascimento

Governo prepara o esboço do Orçamento do Estado para 2016 que vai ser enviado esta sexta-feira a Bruxelas.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, chamou a São Bento a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). Contactada pela Renascença, a associação confirma o encontro, que tem lugar esta quinta-feira, às 11h30, onde uma eventual redução da taxa de IVA será um dos assuntos em debate.

A redução da taxa de IVA dos actuais 23% para os 13% foi uma das bandeiras da campanha do Partido Socialista. A descida poderá significar uma perda de receita de 330 milhões de euros este ano, "com impacto de 210 milhões de euros no défice", segundo o cenário macroeconómico traçado por uma equipa liderada por Mário Centeno, agora ministro das Finanças, e que serviu de base ao programa eleitoral socialista.

O Governo está em processo de elaboração do Orçamento de Estado para 2016. Nos últimos dias, durante a visita a Cabo Verde, António Costa prometeu entregar um esboço do documento esta sexta-feira. O documento que vai ser enviado à Comissão Europeia será aprovado esta quinta-feira, na habitual reunião de Conselho de Ministros.

Mas a proposta de lei do Orçamento não dará entrada no Parlamento antes da primeira semana de Fevereiro. Tudo indica que só haverá Orçamento em vigor Abril.

Também contactado pela Renascença, o gabinete do primeiro-ministro prefere não fazer comentários sobre o assunto, limitando-se a dizer que “não fala sobre reuniões que não constam da agenda oficial”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ZIPAR
    21 jan, 2016 14:22
    Esta medida será óptima se a industria hoteleira começar a contratar pessoas, ora com as novas contratações o estado e a segurança social iram ter mais ecaixe financeiro com este procedimento, isro na optica de um leigo
  • ZECAO
    21 jan, 2016 lisboa 14:12
    Mais uma medida da treta, todos os dias frequento restaurantes, nunca vi nenhum de qualidade às moscas, vejo é alguns cheios de pessoal da terceira idade. Duvido que esta medida traga algum benefício para os utentes, vai trazer algum benefício para os restaurantes que cumprem a lei. IDIOTAS.......
  • Jose ramos
    21 jan, 2016 Lisboa 14:09
    Gostava de perguntar às pessoas que estão contra a reposição do IVA 13 sim reposição não descida recordo que o IVA era 13 antes de Passos Coelho entrar, se também gostaram do corte no ordenado, pois eu não, fica a questão no ar?
  • Othelo de Sá
    21 jan, 2016 Povoa de Varzim 14:07
    Boa tarde meus senhores... Expliquem-me por favor porque tem que baixar o IVA na hotelaria, num País que precisa de dinheiro e a maioria dos cidadãos não tem capacidade para comer fora de casa??!! Será que nenhum "licenciado ou "mestrado" deste Portugal não consegue dizer aos governantes que 10% (+/-) de diferença no valor do IVA serão, para quem precisa de comer, refeições de trabalhadores a media de 6€, o valor diferencial será de 60 cêntimos. Quem vai deixar de comer por 60 cêntimos... Muitos???? então que levem lanche, pois se não podem pagar o almoço podem levar de casa como ACONTECE NOS PAISES RICOS que gostamos de evocar para o que nos interessa.... ... ou será que o aumento do IVA na restauração vai fazer com que os TURISTAS não visitem o país???? ... ou será que os quadros que fazem normalmente as refeições fora de casa não podem pagar mais 1 euro numa refeição mais cara, quando muitas vezes deixam ficar de gratificação mais do que a possível diferença do imposto em causa??? Como é possível que a associação dos hoteleiros / similares, defenda que o diferencial do IVA prejudica a classe se "quem paga" o IVA é o consumidor??? Claro que é estranho e talvez por distração as pessoas não entendam estas coisas.... mas um GOVERNO (este ou outro) tem que ter consultores realistas que façam análises concretas e não tendenciosas. Um país que nada tem para nos dar e temos que ser nós a trabalhar para ele a fim de podermos pagar o que pedimos merece outra análise. Sou hoteleiro.
  • ANTONIO
    21 jan, 2016 jorge 13:41
    Para quando uma medida deste governo?? Desde que tomou o poder que se limita a pagar o apoio do PCP e BE com custos que já superam os 10 000 milhões de Euros e nem uma medida para poupar ou aumentar o encaixe...amanhã vamos sofrer á grande e á Francesa e lá vamos ter novamente a esquerda a gritar nomes a quem reconstruir o País após mais uma desgraça da desgovernança esquerdista...lamentável. Como diria a outra senhora Inglesa: O governo da esquerda acaba quando se acaba o dinheiro dos outros!!!
  • Paulo queda
    21 jan, 2016 Montemor 13:11
    A restauração està farta de levar pancada.
  • Luis
    21 jan, 2016 Lisboa 12:47
    A medida é boa pois acaba com mais uma besteira da "PUF". Só que devido á crise que ainda se faz sentir duvido que venha a ter efeitos praticos no imediato. Ou seja duvido que a baixa da taxa do imposto se traduza num preço mais baixo do produto e que a mesma resulte em mais empregos. Possivelmente vamos é ter menos restaurantes a encerrar.
  • Jorge
    21 jan, 2016 Lisboa 12:32
    23 para 18 já é muito bom e depois se observar-se que ajudou a revitalizar o segmento e aumentou o emprego na area estuda-se a redução para 13.
  • Pode ser boa medida
    21 jan, 2016 Lisboa 12:08
    Tudo muito bem, mas se for para a frente esta medida, fica tudo na mesma ? Ou seja, vai haver mais emprego ? Vão aumentar os ordenados aos empregados? Vão baixar os preços das refeições ? Vão baixar as estadias ? - Aqui estão alguns exemplos que pode provocar esta medida - mas também pode haver o exemplo de ficar tudo na mesma, não havendo abaixamento de nada e os lucros vão apenas para os donos dos restaurantes/hoteis... em Portugal... parece que é o que vai acontecer - que eu esteja enganado!
  • Eborense
    21 jan, 2016 Évora 12:05
    Vou gostar de ver quantos postos de trabalho vão ser criados com a redução do IVA na restauração. Cá para mim, será mais para o bolso dos empresários do que para criar emprego. Sei que posso esperar sentado, mas como cidadão com os impostos pagos, espero que os Sr.(s) empresários da restauração, de uma vez por todas, sejam obrigados a passar recibos com contribuinte e a pergunta " quer recibo com contribuinte?, passe a ser " O seu número de contribuinte, se fizer favor!

Destaques V+